Esportes

Bom Senso questiona reunião com federações e cobra renúncia imediata de Del Nero

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Bom Senso FC questiona o propósito da assembleia extraordinária da CBF marcada para esta quinta-feira e exige a renúncia imediata do presidente Marco Polo del Nero. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o movimento que luta por melhorias no futebol defende a realização de novas eleições na CBF ainda neste ano.

"A partir da prisão de [José Maria] Marin e da renúncia de [Joseph] Blatter, o Torcedor, a comunidade do futebol e a sociedade brasileira cobram mudanças reais no modelo de gestão da Confederação Brasileira de Futebol", diz a nota do Bom Senso FC.

A CBF convocou uma assembleia extraordinária com as 27 federações para esta quinta. Oficialmente, a reunião decidiria uma "reforma parcial" do estatuto da entidade, que poderia alterar o processo sucessório na entidade. Poderia ser, assim, uma forma de Del Nero encaminhar sua sucessão antes de uma possível renúncia.

Na semana passada, a eventual mudança no estatuto foi chamada de "golpe" por Delfim Peixoto Filho. O presidente da Federação Catarinense de Futebol é o vice-presidente mais velho da CBF e, por exigência do atual estatuto da entidade, seria o sucessor de Del Nero em caso de renúncia.

As denúncias de corrupção que atingiram Fifa e CBF deixaram Del Nero enfraquecido nos últimos dias, mesmo tendo assumido o cargo há apenas dois meses. José Maria Marin, ex-presidente, está preso na Suíça sob suspeita de corrupção.

"Pelo posicionamento público dos dirigentes da CBF e pelas informações obtidas pela imprensa, não acreditamos que a Assembleia Geral da próxima quinta-feira, dia 11, sob o comando de Marco Polo Del Nero, aprove essas medidas democratizantes", diz a nota. "Diante disso, defendemos a renúncia imediata do presidente Del Nero ao seu cargo e convocação de novas eleições para a CBF até o final do ano."

Pontos moeda