Esportes

Paraguai sanciona lei que acaba com imunidade da sede da Conmebol

Redação Folha Vitória

Assunção - O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, sancionou nesta quinta-feira a lei que revoga a imunidade diplomática que protegia a sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) na capital do país, Assunção. O projeto de lei havia sido apresentado pelo deputado Hugo Rubin e aprovada sem dificuldades pelas duas câmaras do Congresso Paraguaio.

A sede da Conmebol gozava de imunidade desde 1997. À época, o Paraguai vivia momento de instabilidade política. Por isso, justificou-se a necessidade da inviolabilidade para que a sede da Conmebol fosse "preservada dos vaivéns e circunstância que agitam a vida do país, sacudido por mudanças constantes".

Isso significava que os bens dentro dela, incluindo documentos e papeis, não possam ser retirados em qualquer tipo de ação judicial. A revogação da imunidade, pedida depois que diversos dirigentes da Conmebol e da Fifa foram presos, agora vai permitir o acesso de autoridades paraguaias à sede da entidade.

Entre os acusados pela Justiça dos Estados Unidos estão dois ex-presidentes da Conmebol, Nicolás Leoz e Eugenio Figueredo. Leoz está em prisão domiciliar em Assunção (a lei paraguaia impede que ele, pela idade, vá para cárcere privado no país. Já Figueredo segue preso na Suíça.

Pontos moeda