Esportes

Por dívidas, Elche é rebaixado no Espanhol; Eibar se mantém na elite

Redação Folha Vitória

Madri - Se não fez campanha brilhante, o Elche se salvou do rebaixamento no último Campeonato Espanhol. Pelo menos em campo. Isso porque nesta sexta-feira a Liga de Futebol Profissional do país (LFP) anunciou que o clube foi punido com a queda para a segunda divisão por conta de dívidas pelo não pagamento de impostos.

A LFP explicou que a sanção foi decidida por conta da reincidência do Elche, que já havia sido avisado e, inclusive, punido de outras formas anteriormente. "O juiz tomou a decisão pela manutenção de dívidas por parte da dita entidade com a Agência Estatal da Administração Tributária (AEAT)", argumentou a entidade.

A LFP ainda impôs uma multa de 180 mil euros (R$ 634,6 mil) ao clube e apontou que a dívida contraída continua pendente. "No dia de hoje, o Elche continua mantendo a dívida liquida, vencida e exigível com a Agência Estatal da Administração Tributária, que não está abonada, adiada, nem garantida, tal e como foi colocado em manifesto igualmente pela própria Administração Tributária."

Em campo, o Elche havia terminado o Espanhol na 13.ª colocação, com 41 pontos, seis acima da zona de rebaixamento. Quem se beneficiou com a decisão da LFP foi o Eibar, que havia sido o 18.º, com 35 pontos, mas agora selou sua manutenção na elite por conta da queda do rival.

Pontos moeda