Esportes

Revelações ficam fora da seleção masculina de handebol que vai ao Pan

Redação Folha Vitória

São Paulo - A realização do Mundial Júnior no Brasil, em Minas Gerais, fez com a comissão técnica da seleção brasileira masculina de handebol priorizasse a competição de base em detrimento dos Jogos Pan-Americanos. Por isso, a convocação do técnico Jordi Ribera, anunciada nesta segunda-feira, deixa fora da viagem a Toronto as duas principais revelações do País, o armador José Guilherme e o central João Pedro da Silva.

"A base do time é a mesma que foi ao Mundial do Catar (em janeiro). Não pude chamar três atletas por lesão e outros dois que vão disputar o Mundial Júnior, que também será em julho. Mas essas cinco novidades, em determinado momento, já passaram pela seleção e conhecem os meus métodos de trabalho", argumenta Ribera.

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) não revelou quais atletas não puderam ser convocados por lesão, mas entre os jogadores que ficaram de fora da lista do Pan estão Arthur Patrianova e Guilherme Valadão, dois dos principais atletas do grupo.

Em Toronto, o Brasil vai tentar encerrar um período de domínio da Argentina no continente. Os argentinos venceram os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, e as últimas três edições do Campeonato Pan-Americano, de 2010 a 2014, sempre com o Brasil como vice. A seleção não vence desde 2008.

"Como sempre, o Brasil vai com o objetivo de ganhar o ouro nos Jogos Pan-Americanos. Mesmo com alguns desfalques, o pensamento é de que temos um time consistente e com potencial para conquistar o título, mas não será fácil", garante Ribera. O Brasil está no Grupo A e joga contra República Dominicana, Canadá e Uruguai.

CONFIRA A CONVOCAÇÃO DO BRASIL PARA O PAN

GOLEIROS - Bombom (Guadalajara-ESP) e Maik (Taubaté-SP);

ARMADORES - Zeba (Taubaté), Oz (Villa de Aranda-ESP), Raul (Tremblay-FRA), e Thiagus (Nathurhouse La Rioja-ESP);

CENTRAIS - Bruno Santana (Pinheiros), Diogo Hubner (Metodista/São Bernardo) e Henrique Teixeira (Taubaté);

PONTAS - Alemão (Taubaté), Fábio Chiuffa (Guadalajara), Felipe Borges (Montpellier-FRA) e Lucas Cândido (Taubaté);

PIVÔS - Tchê (Guadalajara) e Vinícius (Taubaté).

Pontos moeda