Esportes

Canadá tem vitória histórica sobre os EUA e decide ouro com Brasil no basquete

Redação Folha Vitória

Toronto - O Canadá nunca ganhou sequer uma medalha nas competições masculinas de basquete dos Jogos Pan-Americanos. Jogando em casa, vai ficar pelo menos com a medalha de prata. Nesta sexta-feira, os canadenses conquistaram uma histórica vitória por 111 a 108 sobre os EUA, em Toronto, pela semifinal, com direito a uma prorrogoção, e vão disputar o ouro contra o Brasil.

EUA e Canadá, entretanto, encaram o Pan de forma muito distinta. Os donos da casa estão jogando com força máxima. O cestinha da equipe diante dos EUA foi Andrew Nicholson, que disputa a NBA pelo Orlando Magic. Também se destacaram Anthony Bennett, do Timberwolves, e Jamal Murray, apontado como um dos grandes nomes do próximo draft da NBA. Os três juntos fizeram 71 pontos.

Enquanto isso, os EUA estão com um time universitário, com apenas três profissionais, sendo apenas um deles da NBA. Mesmo assim os norte-americanos conseguiram levar o jogo até a prorrogação, depois de empate por 97 a 97 no tempo normal. A vitória foi apenas a segunda dos canadenses sobre os rivais na história do Pan.

A final do Pan será no sábado, às 17h30 de Brasília. O Brasil volta ao pódio depois de fracassar em 2011. Quer retomar a hegemonia que durou de 1999 a 2007. Já o Canadá tenta a dobradinha, uma vez que também ganhou no feminino.

Pontos moeda