Esportes

Meninos e meninas do handebol do Brasil embarcam para o Pan neste domingo

Apesar de serem as grandes favoritas à conquista do título, o técnico das brasileiras, o dinamarquês Morten Soubak, aposta em uma competição mais forte do que a da última edição no México

Técnico da seleção brasileira de handebol é o dinamarquês Morten Soubak Foto: Divulgação

As Seleções masculina e feminina de handebol embarcam neste domingo (12) para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Os meninos, atuais vice-campeões, e as meninas, que defendem o título, seguem para o Canadá do aeroporto de Guarulhos (SP), às 20h25. Os jogos da modalidade começam na quinta-feira (16) e prosseguem até o dia 25. 

Como forma de preparação final, a equipe feminina fica reunida em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, até amanhã. Apesar de serem as grandes favoritas a conquista do título, o técnico das brasileiras, o dinamarquês Morten Soubak, aposta em uma competição mais forte do que a da última edição, em Guadalajara, no México, em 2011. Para o treinador, que também comandou o grupo na conquista do ouro Mundial, em 2013, as equipes estão de olho em uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 - por ser País-sede o Brasil já está garantido.

"É possível perceber uma mudança bem forte em relação aos últimos anos. Não há dúvida de que várias equipes estão investindo mais no handebol feminino e isso é muito bom para todos, porque aumenta a qualidade da modalidade nas Américas. Todos estão querendo fazer a melhor performance. Argentina e Cuba, por exemplo, vêm muito bem e costumam fazer jogos bem disputados", destacou.

Segundo Morten, o grupo está integrado e com foco total na competição no Canadá. "Tudo está seguindo como o planejado. Nesta reta final, apenas ajustamos os detalhes finais das ações que a gente já vem implementando. O grupo está muito bom e estou satisfeito com o trabalho que estamos desenvolvendo", ressaltou. 

As partidas do handebol no Pan de Toronto começam com as meninas. Nesta quinta-feira (16), as brasileiras entram em quadra às 12h30 (horário de Brasília) contra Porto Rico. No dia seguinte, será a vez dos meninos enfrentarem os donos da casa, também às 12h30.

Os capixabas têm um motivo a mais para ficarem de olho na telinha. A ponta Alexandra Nascimento tem um coração branco, rosa e azul. Ela é capixaba e conta com o apoio da família que mora em Vila Velha.

PROGRAMAÇÃO

Masculino
Sexta-feira (17)
12h30: Brasil x Canadá
14h30: República Dominicana x Uruguai
19h30: Argentina x Cuba
21h30: Chile x Porto Rico

Domingo (19)
12h30: Brasil x Uruguai
14h30: Canadá x República Dominicana
19h30: Porto Rico x Argentina
21h30: Cuba x Chile

Terça-feira (21)
12h30: Canadá x Uruguai
14h30: Brasil x República Dominicana
19h30: Cuba x Porto Rico
21h30: Argentina x Chile

Quinta-feira (23)
12h: disputa do quinto ao oitavo lugar
14h30: semifinal
19h: disputa do quinto ao oitavo lugar
21h30: semifinal

Sábado (25)
11h30: disputa do sétimo lugar
14h: disputa do quinto lugar
18h30: disputa do bronze
21h: final

Feminino
Quinta-feira (16)
12h30: Brasil x Porto Rico 
14h30: México x Canadá 
19h30: Argentina x Uruguai
21h30: Chile x Cuba

Sábado (18)
12h30: Brasil x Canadá
14h30: Porto Rico x México
19h30: Cuba x Argentina
21h30: Uruguai x Chile

Segunda-feira (20)
12h30: Porto Rico x Canadá
14h30: Brasil x México
19h30: Uruguai x Cuba
21h30: Argentina x Chile

Quarta-feira (22) 
12h: disputa do quinto ao oitavo lugar
14h30: semifinal
19h: disputa do quinto ao oitavo lugar
21h30: semifinal

Sexta-feira (24)
11h30: disputa do sétimo lugar
14h: disputa do quinto lugar
18h30: disputa do bronze
21h: final 

Seleção Masculina

Goleiros: César de Almeida, o Bombom (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Maik dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Armadores: Fernando Pacheco Filho, o Zeba (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha), Raul Nantes (Tremblay France Handball-França) e Thiagus Petrus (Naturhouse La Rioja-Espanha).

Centrais - Bruno Santana (Esporte Clube Pinheiros-SP), Diogo Kent Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).

Pontas: André Martins Soares, o Alemão (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges (Montpellier Agglomeration-França) e Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Pivôs: Alexandro Pozzer, o Tchê (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Rodrigo Joench (AERC Handebol de São José-SC) e Vinícius Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté- SP).

Comissão técnica
Técnicoo: Jordi Ribera
Auxiliar técnico: Washigton Nunes
Preparador físico: Luigi Turisco
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Supervisor: Cássio Marques

Seleção Feminina 

Goleiras - Bárbara Arenhart, a Babi (Baia Mare-Romênia) e Mayssa Pessoa (CSM Bucaresti-Romênia).

Armadoras - Amanda Andrade (AAU Concórdia-SC), Deonise Fachinello (CSM Bucaresti-Romênia) e Jaqueline Anastácio (Ringkobing Handbold APS-Dinamarca). 

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (CSM Bucaresti-Romênia) e Francielle Gomes da Rocha (Hypo Nö-Áustria).

Pontas - Alexandra Nascimento (Baia Mare-Romênia), Célia Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (CSM Bucaresti-Romênia), Jéssica Quintino (MKS Selgros Lublin-Polônia) e Samira Rocha (OGC Nice-França).

Pivôs - Daniela Piedade (Siofok KC-Hungria), Elaine Gomes (Nykobing Handboldklub-Dinamarca) e Tamires Morena (Gyori Audi ETO-Hungria).

Comissão técnica
Técnico: Morten Soubak
Auxiliar técnico: Alex Aprile
Fisioterapeuta: Marina Calister
Massoterapeuta: Cidinha Rocha
Psicóloga: Alessandra Dutra
Supervisora: Rita Orsi

Pontos moeda