Esportes

Natação brasileira conquista o ouro e Thiago Pereira se torna o maior medalhista do Pan-Americano

Atleta não precisou nem nadar a final do 4x100 medley para quebrar o recorde dos Jogos. Agora ele tem 23 medalhas, contra 22 do ex-ginasta cubano Erick López Ríos

Thiago Pereira se tornou o maior recordista de medalhas da história dos jogos Pan-Americanos Foto: Sérgio Dutti/Exemplus/COB

O Pan-Americano tem um novo recordista de medalhas. E ele é brasileiro. Thiago Pereira não precisou nem nadar a final do 4x100 metros medley para conquistar neste sábado (18) o ouro com a equipe e alcançar incríveis 23 medalhas na história da competição, uma a mais que o ex-ginasta cubano Erick López Ríos.

A última chance de superar o cubano aconteceu logo na última prova, do último dia de natação em Toronto 2015. Roteiro exato de um filme com final feliz para aquele que carrega o apelido de Mister Pan. O título da prova veio com Guilherme Guido, Felipe França, Arthur Mendes e Marcelo Chierighini, com direito a recorde pan-americano, com 3min32s68. Estados Unidos (3min33s63) e Canadá (3min34s40) completaram o pódio.

"Quando a gente está junto, as coisas ficam mais fáceis... Ou menos difíceis", resumiu França, em entrevista à Record.

Minutos antes, Pereira já havia conquistado a prata nos 200 metros medley. Foi nessa prova em que ele empatou em 22 medalhas com o cubano, mas nem teve tempo de festejar e já foi logo se preparar para a decisão. O atleta levou a medalha no 4x400 metros medley por ter participado de uma eliminatória pela manhã.

Pereira, de 29 anos, tem agora 15 ouros, quatro pratas e quatro bronzes em Pan-Americanos. A história dele com o Pan começou ainda em Santo Domingo 2003, quando subiu ao pódio em duas oportunidades. Mas foi no Rio 2007 em que se consolidou como um dos principais atletas do País, ao conquistar oito medalhas. Em Guadalajara 2011, outras oito medalhas e o justo apelido de Mister Pan.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda