Esportes

Ameaçado de rebaixamento, Cruzeiro anuncia demissão de Luxemburgo

Redação Folha Vitória

Belo Horizonte - A sequência de seis jogos sem vitórias do Cruzeiro, que provocou a eliminação da equipe da Copa do Brasil e a aproximação do time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, custou caro a Vanderlei Luxemburgo. Nesta segunda-feira, a diretoria do clube mineiro anunciou a demissão do treinador, no dia seguinte à derrota por 1 a 0 para o Santos, em casa, pelo Brasileirão.

A pressão sobre Luxemburgo se intensificou nas últimas semanas pelos resultados ruins e pelo fraco futebol apresentado, ainda mais que o Cruzeiro é o atual bicampeão brasileiro. Nos dois últimos jogos no Mineirão - derrotas para Palmeiras e Santos -, a torcida, inclusive, entoou cânticos como "Adeus, Luxa", pedindo a saída do treinador, que agora se concretizou.

À frente do Cruzeiro por 19 partidas em sua segunda passagem, Vanderlei Luxemburgo acumulou dez derrotas, três empates, seis vitórias, 16 gols marcados e 21 sofridos, ficando longe de repetir o sucesso da passagem anterior, quando conquistou os títulos da Copa do Brasil, do Brasileirão e do Campeonato Mineiro em 2003. No total, ele já dirigiu o clube em 126 partidas e obteve 74 triunfos, 25 empates e 27 derrotas.

A queda do Cruzeiro representa a segunda demissão de Luxemburgo nesta edição do Brasileirão - o treinador caiu logo na terceira rodada do comando do Flamengo, após o time somar apenas um ponto no início da competição.

Além de Luxemburgo, a diretoria do Cruzeiro anunciou a saída do diretor de futebol Isaías Tinoco. Ele permaneceu no cargo por pouco mais de um mês e recentemente provocou a fúria da torcida ao declarar que ela não é a maior de Minas Gerais.

O último triunfo do Cruzeiro foi em 9 de agosto, pela 17ª rodada do Brasileirão, quando derrotou o Palmeiras por 2 a 1, no Mineirão. Desde então, foram cinco derrotas e um empate. Com a última derrota, o Cruzeiro se encontra na 16ª colocação no torneio nacional, a primeira posição fora da zona de rebaixamento, à frente de Goiás e Coritiba apenas pelos critérios de desempate.

O nome do substituto de Luxemburgo ainda não foi definido. O Cruzeiro volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, quando vai encarar a Ponte Preta, fora de casa, pela 22ª rodada. Neste duelo, o time será comandado interinamente pelo auxiliar técnico e ex-jogador Deivid.

Pontos moeda