Esportes

Botafogo-SP e Central-PE avançam e definem confrontos da 2ª fase da Série D

Redação Folha Vitória

São Paulo - Botafogo-SP e Central-PE preencheram as duas vagas que faltavam para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D - a quarta divisão nacional -, neste domingo, quando 16 jogos foram disputados pela 10.ª rodada. Foram definidos também os novos confrontos, que devem acontecer, em princípio, nos dias 27 de setembro e 4 de outubro.

A rodada preencheu as duas últimas vagas que faltavam para completar os 16 classificados. Uma delas ficou com o Botafogo-SP, pelo Grupo A6, e outra com o Central, pelo Grupo A4. O time paulista fez o que precisava: empatou com o Gama-DF, por 0 a 0, e terminou com 13 pontos, na vice-liderança, tendo melhor saldo de gols que o adversário: 6 a 3. O Crac-GO ficou na liderança, com 18 pontos, ao bater o lanterna Villa Nova-MG por 2 a 0.

O Central, jogando em casa, fez 3 a 0 sobre o Serrano-BA, terminando como líder com 16 pontos, um na frente do Estanciano-SE, que foi goleado pelo Treze-PE por 4 a 0. Estes dois times tiveram a mesma pontuação, mas os sergipanos ficaram na vice-liderança por ter uma vitória a mais: 5 a 4.

Dois clubes paulistas estão na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Além do Botafogo, o São Caetano-SP terminou com a melhor campanha entre todos os 40 participantes. Apenas o Red Bull Brasil, que folgou na rodada, não avançou entre os times do Estado.

FASE ELIMINATÓRIA - A segunda fase vai ter a participação de 16 clubes, divididos em oito grupos de dois. O sistema será de dupla eliminatória, com jogos de ida e volta. Os times com maior pontuação na primeira fase vão decidir em casa. Nos critérios de desempate, o gol fora de casa tem peso, o que não aconteceria se tivessem dois times da mesma cidade e jogando no mesmo estádio. Em caso de igualdade em todos os critérios, a vaga será definida na cobrança de penalidades máximas.

Oito clubes vão passar para a terceira fase, com a formação de quatro grupos de dois com o mesmo critério: sempre o time de maior pontuação, daí somando as duas fases, contra o de pior. Ou seja, o primeiro contra o oitavo, o segundo com o sétimo; terceiro com o sexto e quarto com o quinto colocado.

Os quatro times que chegarem na quarta fase serão semifinalistas e vão garantir o acesso para a Série C, em 2019. Depois continuarão disputando o título da temporada.

Os confrontos da segunda fase são: São Caetano-SP x Coruripe-AL, Crac-GO x Botafogo-SP, Remo-PA x Palmas-TO, Rio Branco-ES x Caldense-MG, Central-PE x Lajeadense-RS, Ypiranga-RS x Rio Branco-AC, River-PI x Estanciano-SE e Campinense-PB x Operário-PR.

Pontos moeda