Esportes

Brasileiras seguem vivas na competição que encerra temporada do vôlei de praia

Redação Folha Vitória

Fort Lauderdale, Estados Unidos - As duas duplas que representam o Brasil na chave feminina do World Tour Finals, torneio que encerra a temporada de 2015 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, seguem em grande fase. Em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, Larissa e Talita venceram seus dois jogos e encaminharam a classificação à próxima fase. Ágatha e Bárbara Seixas iniciaram o dia com um resultado negativo, mas deram a volta por cima na segunda partida e também seguem com grandes chances de conquistarem a vaga.

Larissa e Talita tiveram trabalho em sua estreia na competição diante das holandesas Madelein Meppelink e Marleen Van Iersel. Assim como na decisão dos Grand Slams de Moscou, na Rússia, e Olsztyn, na Polônia, as brasileiras levaram a melhor: 2 sets a 1 - com parciais de 21/17, 15/21 e 15/13. Depois, encararam as donas da casa Emily Day e Jennifer Kessy e aplicaram 2 a 0 - parciais de 21/13 e 21/18.

"Foi bom (pegar um adversário de peso no primeiro jogo), excelente para dar ritmo de jogo. O campeonato tem essa característica do alto nível técnico, reúne os 10 melhores times do mundo e cada partida, mesmo que na primeira rodada, poderia ser a decisão", analisou Larissa.

As campeãs mundiais Ágatha e Bárbara Seixas, que haviam estreado com triunfo na última terça-feira, iniciaram a partida contra as norte-americanas Lauren Fendrick e April Ross em vantagem, mas acabaram levando a virada do time da casa - 2 sets a 1, com parciais de 17/21, 21/19 e 15/11.

Horas mais tarde, a história foi diferente. As brasileiras enfrentaram as canadenses Jamie Broder e Kristina Valjas e conquistaram a vitória por 2 sets a 1 - parciais de 19/21, 21/18 e 15/12. "Estava muito calor pela manhã e as americanas souberam usar melhor o saque delas de acordo com o vento, o que dificultou bastante nossa recepção. No segundo jogo, mais uma vez enfrentamos o Canadá, que é um time que tem muita informação sobre o nosso time. A concentração caiu um pouco no primeiro set, mas a gente conseguiu recuperar, buscas forças e virar o jogo", disse Bárbara Seixas após a partida.

Apenas Larissa e Talita entram em quadra nesta quinta-feira para o penúltimo dia de disputa da primeira fase. Elas encaram as alemãs Chantal Laboureur e Julia Sude.

A etapa, que faz neste ano a sua estreia no calendário, segue o modelo do ATP Finals, do circuito masculino de tênis. Disputam a competição somente as oito melhores duplas da temporada. No caso do World Tour Finals, entram ainda mais duas duplas de cada naipe por convite.

O World Tour Finals vai encerrar a temporada de 2015 do Circuito Mundial, embora o calendário deste ano ainda preveja outras três competições a serem disputadas. As etapas de Puerto Vallarta (México), Antalya (Turquia), e Doha (Catar), todas no formato Open, já serão válidas para a temporada de 2016.

Pontos moeda