Esportes

China conquista título da Copa do Mundo Feminina de Vôlei e fatura vaga olímpica

Redação Folha Vitória

Nagoya - A seleção feminina da China conquistou neste domingo o seu quarto título da Copa do Mundo de Vôlei, realizada no Japão, e assegurou a sua classificação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Para isso, na rodada final da competição, derrotou as anfitriãs japonesas por 3 sets a 1, com parciais de 25/17, 22/25, 25/21 e 25/22, em Nagoya.

Com essa vitória, a China terminou a sua participação na Copa do Mundo com dez vitórias e apenas uma derrota. A Sérvia teve campanha semelhante após bater a Argentina por 3 sets a 2 (25/16, 25/19, 20/25, 23/25 e 15/4) neste domingo e ficou na segunda posição por causa dos critérios de desempate, o que foi suficiente para assegurar a vaga na Olimpíada.

Medalhista de prata nos Jogos de Londres, em 2012, a seleção dos Estados Unidos, que neste domingo derrotou a República Dominicana por 3 sets a 0, terminou a Copa do Mundo na terceira colocação.

Zhu Ting foi o grande destaque da China na vitória deste domingo sobre o Japão ao fazer 27 pontos e também durante toda a campanha, tanto que foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da competição.

O Brasil acumula três vice-campeonatos e uma medalha de bronze na Copa do Mundo, mas não participou desta edição do torneio sob a alegação da Federação Internacional de Voleibol de que está classificado para a Olimpíada do Rio, pois é o país-sede do evento.

Pontos moeda