Esportes

Copa Troller 2015: está chegando a hora de levantar poeira no Espírito Santo

A copa acontece ao todo em cinco etapas durante o ano. Em cada uam delas existe premiação dos cinco primeiros colocados com troféus e na última etapa também valores em dinheiro

Competição acontece em Vitória Foto: Divulgação/Troller

O Espírito Santo recebe, n​a próxima sexta-feira (​18​),​ aventureiros de Brasília, Goiás, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro entre outros Estados. A expectativa é de que até o último dia das inscrições, 18 de setembro, cerca de 200 carros participem.

Esta é a quarta vez que a competição acontece no Estado e promete levantar poeira. A copa acontece ao todo em cinco etapas durante o ano. Em cada uma delas existe premiação dos cinco primeiros colocados com troféus e na última etapa também valores em dinheiro.

“A competição é sucesso de público por onde passa. Vale lembrar que a Copa Troller completa, em 2015, 13 anos ininterruptos de competição, firmando-se como o principal rali de regularidade do País”, afirma um dos organizadores do evento, Cleber Mesquita.

O rali monomarca é conhecido por promover a integração e oferecer uma oportunidade de experiência off-road para os fãs do utilitário Troller T4, com cinco categorias - Master, Graduados, Turismo, Expedition e Passeio - que permitem a participação de duplas de pilotos e navegadores com diversos níveis de habilidade.

No dia 17 de setembro acontece o curso de navegação aqui na capital. O Rally de Regularidade é uma prova automobilística na qual o objetivo da equipe, piloto e navegador, é seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias pré-estabelecidas. Normalmente é realizada em estradas não pavimentadas e trilhas que podem ser abertas ou fechadas ao trânsito normal de veículos.

“A função do navegador é passar para o piloto todas as instruções da planilha. Como o piloto não consegue olhar para a planilha durante a prova, cabe ao navegador descrever a direção a ser seguida, a configuração da referência que está por vir (Tulipa), alterações de velocidades, fazer uma contagem regressiva do tempo para chegada a esta referência, alertar quanto a riscos identificados pela organização no campo de observações e corrigir o odômetro (para Turismo e Graduados)”, explica Gerson Braga, da Trilha Vitória Troller.

O evento terá supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). As inscrições podem ser feitas pela internet no site oficial do evento, até o dia 18 de setembro.

A taxa de inscrição é de R$ 160 por veículo, mais R$ 80 para cada acompanhante. O comprometimento da marca com ações sociais também são constantes por isso cada competidor deve levar dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal). Os alimentos arrecadados serão doados para o Asilo dos Velhos, de Vitória.

Programação:

Sexta-feira, dia 18

> 15h – Abertura secretaria
> 15h30 – Abertura vistoria
> 18h30 – Aula de navegação
> 19h30 – Curso de fotografia
> 20h – Briefing Master, Graduado e Turismo
> 20h30 – Briefing Categoria BF Goodrich Expedition
> 22h00 – Fechamento da Secretaria
> 22h30 – Fechamento da Vistoria

Sábado, dia 19

> 08h - Largada oficial da prova
> 08h30 - Largada categoria Passeio Alfa Seguradora
> 13h30 – Chegada prevista do primeiro carro
> 13h45 - Início do almoço
> 16h - Entrega prevista de boletos dos Pc`s e início de recursos
> 17h - Previsão da entrega de recursos e início da premiação
> 18h - Encerramento oficial

Pontos moeda