Esportes

Emerson é punido com um jogo de suspensão e desfalcará o Flamengo

Redação Folha Vitória

Rio - O Flamengo temia perder um de seus principais jogadores nesta boa fase da equipe por um longo período, mas, nesta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou a suspensão de Emerson Sheik por apenas uma partida. Com isso, ele deverá ser desfalque para o confronto desta quinta-feira contra o Cruzeiro, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Emerson foi julgado pelas ofensas ao árbitro Wilton Pereira Sampaio no empate por 1 a 1 com o Vasco, pela Copa do Brasil. A suspensão deve valer para a partida desta quinta, mas o clube carioca entrou com efeito suspensivo para tentar escalar o atacante diante do Cruzeiro.

No último dia 26 de agosto, Emerson deixou o gramado do Maracanã no intervalo bastante irritado com a arbitragem. Em entrevista à TV Globo na saída do campo, disparou contra Wilton e disse repetidamente que o árbitro era "uma m...".

Por isso, o jogador foi denunciado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, referente a "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". A pena para este caso poderia chegar a até seis jogos de gancho e R$ 100 mil de multa.

A Procuradoria chegou a adicionar na denúncia a reincidência de Emerson, já que o jogador também foi julgado em 2014, quando ainda atuava no Botafogo, por chamar a CBF de "vergonha". No entanto, os auditores enquadraram o jogador no artigo 258, referente a prática antidesportiva. A Procuradoria ainda pode recorrer.

"Acho que a entrevista que eu dei relata exatamente o que foi meu sentimento naquele momento da partida. Logo no jogo seguinte eu tive a oportunidade de poder falar e comentar a declaração. Muitos entenderam como ofensa, mas foi uma crítica em relação a tudo que vinha acontecendo dentro da partida. Naquele momento eu entendi que teve algumas faltas que ele inverteu e isso acaba irritando o atleta dentro de campo com a cabeça quente. Foi exatamente isso, no momento de cabeça quente, mas de maneira nenhuma desrespeitando o Wilton. No dia seguinte eu liguei pra ele e expliquei que foi uma crítica e não uma ofensa e ele entendeu, tanto que falou que não levou à súmula", explicou o jogador durante o julgamento.

PARÁ ABSOLVIDO - Ainda nesta terça, outro jogador do Flamengo foi julgado pelo STJD. O lateral Pará podia ser punido por sua expulsão no mesmo clássico diante do Vasco, por falta em cima de Nenê, mas recebeu apenas uma advertência e está à disposição para esta quinta-feira.

Pontos moeda