Esportes

EUA levam Copa do Mundo de Vôlei e vão à Olimpíada; Itália também se garante

Redação Folha Vitória

Tóquio - A seleção masculina dos Estados Unidos venceu a Argentina por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/21, 17/25 e 25/20, nesta quarta-feira, em Tóquio, e conquistou o Copa do Mundo de Vôlei. O país não faturava esse título desde 1985. E, mais importante do que isso, a nação assegurou com a conquista a sua vaga na Olimpíada de 2016 na modalidade.

O triunfo sobre os argentinos fez os norte-americanos fecharem a Copa do Mundo, disputada em sistema de pontos corridos entre os 12 participantes, com 30 pontos, um à frente da vice-campeã Itália, que com a posição no torneio também assegurou classificação aos Jogos Olímpicos do Rio.

Os italianos ficaram com o vice-campeonato depois de terem derrotado a Polônia por 3 sets a 1, com 26/24, 22/25, 25/22 e 25/19, em outro jogo da rodada final. O revés custou caro aos poloneses, que também somaram 29 pontos mas ficaram em desvantagem em relação à Itália nos critérios de desempate e acabaram a Copa do Mundo com o terceiro lugar, sem a vaga olímpica que almejavam.

O Brasil, comandado por Bernardinho, já tem lugar assegurado na Olimpíada como país-sede e não disputou esta edição da Copa do Mundo, que ainda teve a poderosa Rússia, atual campeã olímpica, terminando a sua campanha no modesto quarto lugar, com 23 pontos. Nesta quarta, os russos se despediram do torneio com uma vitória por 3 sets a 2 sobre o Japão, sexto colocado da competição, com 16 pontos, enquanto os argentinos ficaram em quinto lugar, com 21.

Pontos moeda