Esportes

Federer chega a sete jogos sem ter saque quebrado e avança no US Open

Redação Folha Vitória

Nova York - Número 2 do ranking mundial, o suíço Roger Federer segue com sua sequência impressionante. Nesta quinta-feira, o veterano de 34 venceu o belga Steve Darcis por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/1, e avançou à terceira rodada do US Open, último Grand Slam do ano, disputado em Nova York.

Passar de fase num Grand Slam é algo recorrente na carreira de um dos melhores tenistas de todos os tempos. Mas o que ele está fazendo nos últimos dias é coisa raríssima. Há sete jogos Federer não tem seu serviço quebrado - passou zerado pelo Torneio de Cincinnati e pelas duas primeiras rodadas do US Open. O último tenista a pontuar com o suíço sacando foi Novak Djokovic, na final de Wimbledon.

Nesta quinta-feira, o belga Steve Darcis, 66.º do ranking mundial, não chegou nem perto de oferecer perigo ao suíço. Federer, com isso, manteve a rotina: nunca perdeu antes da terceira rodada do US Open na carreira.

E, ao que tudo indica, isso também não vai acontecer este ano. Afinal, o rival da próxima rodada é o alemão Philipp Kohlschreiber, que nunca vence Federer na carreira. Foram nove confrontos entre eles, todos vencidos pelo ex-número 1 do mundo. Kohlschreiber, que é o 29.º na lista da ATP, avançou vencendo o checo Lukas Rosol por 3 a 0: 7/6 (7/4), 6/2 e 6/2.

OUTROS JOGOS - Também nesta quinta-feira, o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de chave, confirmou o favoritismo para vencer o austríaco Jurgen Melzer em sets diretos, com parciais de 7/6 (7/2), 6/1 e 6/3. Na próxima rodada, ele já tem pela frente um cabeça de chave: o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, 31.º favorito.

Já o francês Richard Gasquet, 12.º cabeça de chave, passou pelo holandês Robin Haase por 3 a 1, de virada: 4/6, 6/3, 7/6 (7/4) e 6/4. Na próxima rodada, é favorito contra o australiano Bernard Tomic. Quem passar pega Garcia-Lopz ou Berdych. Todos eles estão no mesmo quadrante que Federer.

Pontos moeda