Esportes

Ponte Preta acredita que pode conquistar a quarta vitória seguida em Curitiba

Redação Folha Vitória

Campinas - A Ponte Preta vai enfrentar o Atlético Paranaense com o retrospecto positivo de três vitórias consecutivas, neste domingo, às 11 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. E mesmo atuando fora de casa e diante de um adversário forte diante de sua torcida, o time paulista acredita que pode conquistar a quarta vitória e ficar mais perto de seu objetivo, que é se manter na elite na próxima temporada.

"Trabalhamos com a meta de 44 a 45 pontos para escapar do descenso. Então, nossa primeira é atingir esta pontuação e, por isso, qualquer jogo é uma chance de somarmos pontos", disse o técnico Doriva, bem mais tranquilo após as vitórias sobre Santos, Goiás e Fluminense. "Foram vitórias convincentes, onde jogamos bem", lembrou o treinador, que antes estava com cabeça a prêmio por uma sequência de seis jogos sem vitórias.

Agora iniciou a 28.ª rodada com 37 pontos, em 10.º lugar, e pode até ultrapassar o próprio Atlético, com 38 em nono, em caso de uma nova vitória. Mesmo tendo feito oito gols nos últimos três jogos, desta vez o time paulista deve ter uma postura mais cautelosa. Deve fechar o meio campo e tentar o gol na base da velocidade de seus atacantes e no oportunismo do veterano Borges, que pode completar seu 100.º gol na Era dos pontos corridos. Ele tem 99, atrás somente de Paulo Baier, com 106, atualmente no Juventude, que disputa a Série C, e de Fred, do Fluminense, com 110.

Com 34 anos, Borges marcou cinco gols no Brasileirão e outro pela Copa do Brasil. Demorou quase três meses para entrar em forma e chegou a ser vaiado pela torcida várias vezes. Balançou as redes contra o Santos e diante do Fluminense, em Campinas, e voltou a ganhar moral com os torcedores. Agora voltou a ser um artilheiro otimista. "Não sei quando este gol histórico vai sair, mas tenho certeza de que não vai demorar. Tomara que seja em Curitiba", afirmou, antes do embarque para Curitiba, na sexta-feira.

Mesmo após a grande atuação diante do Fluminense, o técnico optou pela volta dos titulares que ficaram ausentes. São três no total: o zagueiro Renato Chaves, que entra no lugar de Fábio Ferreira; o lateral-esquerdo Gilson, que ocupará a vaga de Paulinho, volante que atuou improvisado; e do atacante Biro Biro no posto de Diego Oliveira. Os dois primeiros estavam suspensos com cartões amarelos, enquanto que o terceiro tem vínculo com o time carioca.

Ao contrário do que aconteceu com o time paranaense, que atuou pela Copa Sul-Americana, a Ponte Preta teve a semana toda para se preparar. O elenco ganhou dois dias de folga e começou a trabalhar na terça-feira. "Foi importante esta parada porque vínhamos de 13 jogos em sequência e não dava para treinar. Era tudo mais na conversa, no treino tático mesmo", atestou Doriva.

Pontos moeda