Esportes

Brasil leva susto no início, mas atropela Venezuela no Sul-Americano de Vôlei

Redação Folha Vitória

Maceió - A seleção brasileira masculina de vôlei completou a primeira fase do Campeonato Sul-Americano, em Maceió, com 100% de aproveitamento. Depois de passar por Peru e Chile, os comandados de Bernardinho até levaram um susto no começo, mas bateram a Venezuela nesta sexta-feira por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/8 e 25/14.

O resultado fez o Brasil fechar a primeira fase na liderança do Grupo B, com três vitórias em três partidas. A equipe já estava garantida nas semifinais do torneio, assim como a Venezuela, que passou com a segunda melhor campanha da chave, tendo perdido somente para o time brasileiro.

Agora, o Brasil espera para conhecer seu próximo adversário. O País lutará por uma vaga na decisão, neste sábado às 15h40, com quem perder no confronto entre Argentina e Colômbia, que se enfrentam ainda nesta sexta. O vencedor duela com a Venezuela. A grande final está marcada para o domingo, às 10h15.

Apesar do triunfo tranquilo, o início da seleção brasileira foi assustador. Sem se encontrar em quadra, os donos da casa viram a Venezuela aproveitar e abrir 5 a 2. Mas foi só um susto, porque rapidamente o Brasil se recuperou, virou e abriu a vantagem necessária para fechar com tranquilidade.

No segundo set, a história foi bem diferente. A seleção já imprimia outro ritmo, empolgada pela vantagem, e abriu distância logo de cara. No tempo técnico, já eram 13 pontos: 16 a 3. O set estava definido e, então, restou ao time administrar a tranquilidade e fechar.

A terceira parcial, então, repetiu a história da segunda. Rapidamente, os comandados de Bernardinho foram abrindo vantagem, chegaram a sete (13 a 6) sem maiores problemas e o treinador pôde até poupar algumas de suas principais peças pensando na semifinal. Isso não diminuiu o ritmo da equipe, que confirmou a vitória.

Pontos moeda