Esportes

Fluminense empata fora e elimina Grêmio nas quartas da Copa do Brasil

Sem a companhia de Ronaldinho Gaúcho, que rescindiu contrato na segunda-feira, Fred anotou o gol que se tornou decisivo no confronto, ainda no primeiro tempo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Nelson Perez - FFC

São Paulo - Com uma atuação precisa e eficiente, o Fluminense empatou com o Grêmio por 1 a 1, na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, e garantiu seu lugar na semifinal da Copa do Brasil. O gol marcado fora de casa foi o responsável por classificar o time carioca, depois do empate sem gols no jogo de ida, no Maracanã.

Sem a companhia de Ronaldinho Gaúcho, que rescindiu contrato na segunda-feira, Fred anotou o gol que se tornou decisivo no confronto, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Bobô buscou o empate para o Grêmio e iniciou a pressão dos anfitriões. Mas, mesmo com o apoio de mais de 45 mil torcedores na Arena Grêmio, o time não chegou ao segundo gol.

O triunfo vem em boa hora para o Fluminense, abalado por protestos de torcedores nas últimas semanas e pela saída inesperada de Ronaldinho, na segunda. No entanto, a má fase no Brasileirão - o time chegou a sustentar uma série de oito partidas sem triunfos - não afetou o rendimento na Copa do Brasil.

Na semifinal, o Fluminense vai enfrentar o Palmeiras, que venceu o Internacional por 3 a 2, no Allianz Parque, também nesta quarta.

O JOGO - O duelo sonolento na ida deu lugar a um confronto quente e tenso logo nos primeiro minutos na Arena Grêmio. O excesso de vontade contrastava com a apatia do Maracanã e uma falta dura de Walace foi o suficiente para atiçar os dois times antes mesmo de completar o primeiro minuto.

As jogadas mais firmes e a marcação forte deram o tom dos primeiros minutos, enquanto o time da casa tentava impor pressão. O que não mudou em relação ao primeiro jogo foi o baixo nível técnico no primeiro tempo. Afobado, o Grêmio falhava na armação. Recuado, o Fluminense não propunha jogo.

O time carioca, contudo, teve o mérito de neutralizar a pressão gaúcha e equilibrar as ações no meio-campo. Aos 11 minutos, já levava perigo em lance de Gustavo Scarpa pela esquerda. No cruzamento na área, Gerson tentou de letra e quase surpreendeu Marcelo Grohe.

Ansioso, o Grêmio respondeu aos 19 com duas finalizações perigosas no mesmo lance. No primeiro momento, Galhardo avançou pela área e bateu cruzado e rasteiro. A zaga fez leve desvio e Erazo, vindo de trás de carrinho, acertou o travesso. O time anfitrião ainda ameaçou aos 28 e aos 29, em cabeçada de Douglas e finalização de Walace, ambos para fora.

Enquanto a pressa gremista não dava resultados, a cautela do tricolor carioca fazia a diferença. Chegando aos poucos no ataque, o Fluminense acumulou três chances seguidas até o cruzamento de Marcos Júnior, pela direita, buscando a cabeça de Fred dentro da área, aos 39 minutos: 1 a 0.

Apesar das entradas de Bobô e Fernandinho no Grêmio, o segundo tempo manteve o cenário do primeiro. O Fluminense era mais preciso em cada ataque, a começar pela finalização de Cícero, de longe, que deu trabalho para Grohe, aos 3. O Grêmio tinha maior presença no ataque, porém sem criar lances mais agudos.

O Fluminense se posicionava melhor, o Grêmio apostava na correria e em lances de bola parada. Assim, Léo puxou contra-ataque do time carioca, que culminou em finalização de Cícero dentro da área, aos 9. Grohe salvou de novo. A resposta do time da casa, sem conseguir penetrar na defesa adversária, vinha em chutes de fora da área, como o de Maxi Rodríguez, aos 25.

Nesta insistência de bolas mais longas, Edinho cruzou da esquerda, a zaga do Flu desviou dentro da área e Bobô, de primeira, completou para as redes, no meio do caminho. O gol de empate aos 29 era tudo o que a torcida para esquentar de vez a partida. Para avançar, o Grêmio precisava de mais um gol.

E o lance decisivo quase surgiu duas vezes aos 38. Fernandinho cabeceou à queima-roupa e Grohe, quase no susto, defendeu. Em seguida, Erazo tentou de cabeça, também sem sucesso. Mais eficiente em todos os setores, o Fluminense se segurou bem na defesa e garantiu a classificação.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 1 x 1 FLUMINENSE

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace (Bobô), Edinho, Giuliano, Douglas (Fernandinho); Luan e Pedro Rocha (Maxi Rodríguez). Técnico: Roger Machado.

FLUMINENSE - Diego Cavalieri; Jean (Higor Leite), Gum, Marlon e Léo Pelé; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa e Gerson (Douglas); Marcos Júnior (Osvaldo) e Fred. Técnico: Eduardo Baptista.

GOLS - Fred, aos 39 minutos do primeiro tempo. Bobô, aos 29 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Marcos Júnior, Walace, Gustavo Scarpa, Galhardo, Giuliano, Diego Cavalieri, Osvaldo.

ÁRBITRO - Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG).

RENDA - R$ 1.598.977,00

PÚBLICO - 43.015 pagantes (45.751 no total).

LOCAL - Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Pontos moeda