Esportes

Campanha histórica aproxima Corinthians de recordes no Campeonato Brasileiro

O Corinthians lidera o campeonato com 73 pontos, 11 a mais do que o Atlético Mineiro, o segundo colocado. Para ser hexacampeão já neste fim de semana, precisa vencer o Coritiba

Redação Folha Vitória
Restando cinco rodadas para o fim do Brasileirão, o time tem de somar mais oito pontos para superar os 80 do Cruzeiro  Foto: Estadão Conteúdo

São Paulo - Além do título, o Corinthians busca recordes neste Campeonato Brasileiro. O time pode, por exemplo, ser o campeão com o maior número de pontos e vitórias desde 2006, quando o Nacional passou a ser disputado com 20 clubes, e obter outras marcas expressivas.

O Corinthians lidera o campeonato com 73 pontos, 11 a mais do que o Atlético Mineiro, o segundo colocado. Para ser hexacampeão já neste fim de semana, precisa vencer o Coritiba neste sábado, às 19h30, no estádio Itaquerão, em São Paulo, e torcer para o clube de Belo Horizonte não derrotar o Figueirense, no domingo, às 17 horas, em Florianópolis.

Restando cinco rodadas para o fim do Brasileirão, o time tem de somar mais oito pontos para superar os 80 do Cruzeiro de 2014, que teve a melhor campanha da história dos pontos corridos com 20 equipes. Independentemente do desempenho da equipe nas próximas rodadas, o atual Corinthians já tem uma campanha superior à do título de 2011. Naquele ano, também sob o comando do técnico Tite, a equipe somou 71 pontos e foi campeã apenas na última rodada.

Com 22 vitórias em 33 jogos, o Corinthians também está próximo de superar o recorde de 24 triunfos do Cruzeiro de 2014. Em cinco rodadas precisa de três triunfos. "Os números confirmam que o trabalho foi bem feito, por isso temos a possibilidade de quebrar recordes", disse o meia Renato Augusto.

A força da equipe no Itaquerão também pode render à equipe mais um recorde no Brasileirão. Hoje, como mandante, a equipe tem 14 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Na lista de triunfos está um contra a Chapecoense conquistado em Araraquara (SP), após o clube ser punido pelo STJD. A melhor campanha caseira da história dos pontos corridos com 20 clubes é justamente do Corinthians. Em 2010, foram 15 vitórias, dois empates e duas derrotas.

A defesa também chama atenção. Hoje, o Corinthians tem as mesmas quatro derrotas do São Paulo de 2006. Para dividir o recorde com o rival, o time não pode perder mais.

Pontos moeda