Esportes

COI discutirá punição e México pode ficar fora dos Jogos do Rio

O Comitê Olímpico Mexicano e federações esportivas olímpicas do país reclamam da auditoria que está sendo realizadas nas suas contas por uma agência federal, sob determinação do governo

Redação Folha Vitória
México pode ficar de fora dos jogos olímpico no Rio Foto: ​Divulgação

Lausanne - A possibilidade de o México ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, parece cada vez mais real. Nesta sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI) emitiu comunicado para informar que vai aproveitar a reunião do seu Comitê Executivo de dezembro, entre os dias 8 e 10, para discutir a situação dos mexicanos.

O Comitê Olímpico Mexicano (COM) e algumas federações esportivas olímpicas do país reclamam da auditoria que está sendo realizadas nas suas contas por parte de uma agência federal, sob determinação do governo. O COI veta a interferência de governos no esporte e por diversas vezes já suspendeu comitês olímpicos nacionais.

No entender do COI, o movimento olímpico deve ter autonomia de gestão e o COM reclama que isso não está acontecendo no México. Já o governo mexicano argumenta que tem o direito de auditar as contas, ressaltando que já encontrou diversas irregularidades.

"Essa regra é a melhor invenção que foi criada para impedir que se descubra como o dinheiro público está sendo gasto", argumenta Alfredo Castillo, chefe da Comissão de Cultura Física e Esporte do México.

Se o México for suspenso, seus atletas seriam impedidos de defender a bandeira mexicano nos Jogos Olímpicos do Rio. O COI, entretanto, pode lhes permitir competir individualmente sob a bandeira olímpica. Atualmente, o Kuwait está com seu comitê olímpico suspenso.

Pontos moeda