Esportes

Conmebol renova contrato com a FOX e promete transparência para 2019

Redação Folha Vitória

Assunção - A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta segunda-feira que renovou até 2018 o contrato de transmissão de seus torneios interclubes, entre eles a Copa Libertadores. Segue com a FOX Sports os direitos de exibição em TV e outras mídias digitais da Libertadores, da Recopa e da Sul-Americana, entre outros, para todo o mundo, pelas próximas três temporadas.

A venda de direitos de transmissão de torneios, em especial da Copa América, está no centro do escândalo de corrupção de que assola não apenas a Conmebol, mas também a Concacaf. A falta de transparência permitiu que ambas negociassem os torneios com terceiros, que pagavam propina para ficar com os contratos, e depois os repassavam às emissoras.

Agora, a renovação vem novamente sem transparência, ainda que a Conmebol bata na tecla de que o contrato segue as novas diretrizes da entidade. "A atual diretoria da Conmebol tem trabalhado para estabelecer procedimentos internos que garantam a transparência e a integridade de todas as operações da Conmebol. Este acordo com a FOX reflete o compromisso da Conmebol de melhorar a governança e a integridade institucional", diz o comunicado da confederação sul-americana.

A nota indica que não houve concorrência entre emissoras para a venda dos direitos de transmissão dos torneios, mas promete que isso vai acontecer quando o atual contrato vencer. "Num futuro próximo, a Conmebol disporá a licitação internacional pública para as edições a partir de 2019", garante.

Pelo que explicou a entidade, a FOX vai pagar um "valor maior" pelos torneios, e isso vai beneficiar "todos os clubes participantes". A Conmebol, entretanto, não explicou quanto a emissora norte-americana vai desembolsar, nem como será a distribuição do dinheiro. O Corinthians chegou a ameaçar não jogar a Libertadores de 2016 por conta do baixo valor recebido pelos clubes - US$ 900 mil por jogo da fase de grupos.

Além da Libertadores, da Sul-Americana e da Recopa, torneios mais conhecidos da Conmebol, a FOX também ficou com os direitos de transmissão das versões sub-20, feminina, de salão e de praia da Libertadores até 2018.

Pontos moeda