Esportes

Emocionado, Levir Culpi anuncia saída do Atlético-MG

Redação Folha Vitória

Belo Horizonte - Emocionado, o técnico Levir Culpi anunciou nesta quinta-feira sua saída do Atlético Mineiro. O treinador tinha contrato até o fim do ano, mas por decisão da diretoria não renovará seu vínculo. Por coincidência, o treinador deixa o clube exatamente um ano depois de levar o time mineiro ao título da Copa do Brasil, sobre o arquirrival Cruzeiro.

Levir anunciou sua saída em um breve e emocionado pronunciamento na manhã desta quinta. "Não é exatamente um bom dia. Estou desconfortável ao conversar com vocês, mas é uma obrigação que tenho. Estamos encerrando um ciclo, provavelmente o ciclo da minha vinda para Minas Gerais", disse o treinador, com os olhos marejados.

Mesmo com a equipe mineira brigando pela segunda colocação do Brasileirão, o comandante já não dirige a equipe neste fim de semana, no jogo com o Grêmio, em Porto Alegre. Tudo foi acertado numa reunião com a diretoria após não ver suas propostas de renovação de contrato avançarem.

Desde o meio do ano que Levir discute sua renovação de contrato. Mas sempre ele se queixou de a direção não ter manifestado o interesse numa ampliação do vínculo. "A diretoria chegou à conclusão de que não deveríamos seguir o trabalho. Sinceramente, é ruim falar muito neste momento. É uma rotina tão desgastante que não vale a pena ser repetitivo. Aproveito este momento para agradecer as pessoas que me ajudaram, que estiveram comigo, que sentiram as derrotas como eu senti", discursou.

Levir fez um bom trabalho no comando do Atlético-MG, mas ficou marcado por fracassos na temporada. Até conquistou o título estadual, diante da Caldense, com um gol impedido de Jô. Mas sucumbiu diante do Internacional na Copa Libertadores, e do Figueirense na Copa do Brasil. E perdeu fôlego na disputa do Brasileirão com o Corinthians. "Não posso lamentar minha saída, porque eu curti com vocês meus bons momentos", disse o treinador, que não conseguiu segurar as lágrimas.

Nenhum membro da direção acompanhou o pronunciamento do treinador. O presidente Daniel Nepomuceno deve falar no começo da tarde. Ele estava em outros compromissos pessoais. Diogo Giacomini, das categorias de base, deve dirigir a equipe nas duas últimas rodadas. E o nome de Muricy Ramalho ganha força para dirigir o clube na próxima temporada.

Levir Culpi ficou 20 meses na direção do Atlético-MG nesta sua quarta passagem. Foram 33 vitórias, 11 empates e 18 derrotas. Conquistou a Copa do Brasil, completando um ano justamente nesta quinta-feira, e o Mineiro deste ano. Levir agora deve ser alvo de especulação para outros times buscam treinador, com o São Paulo.

Pontos moeda