Esportes

Liverpool vence de virada e se classifica na Liga Europa; Napoli mantém 100%

Redação Folha Vitória

Londres - Aos trancos e barrancos na Liga Europa, o Liverpool conseguiu nesta quinta-feira a sua classificação antecipada à fase eliminatória da competição, a segunda de maior importância entre clubes no continente. A vaga veio em uma vitória de virada sobre o Bordeaux por 2 a 1, no estádio Anfield Road, em Liverpool, pela quinta rodada da fase de grupos.

Os gols da partida foram todos no primeiro tempo. Aos 33 minutos, Henri Saivet fez para os franceses em uma falta de tiro livre indireto dentro da área inglesa - o goleiro francês Mignolet ficou mais de 20 segundos com a bola na mão em uma reposição e o árbitro marcou a infração. Aos 38, James Milner empatou em uma cobrança de pênalti e, aos 45, Christian Benteke virou o placar.

Com a derrota do Sion, da Suíça, para o Rubin Kazan, na Rússia, o Liverpool também assumiu a liderança do Grupo B, com 9 pontos. Os suíços estão logo atrás com 8 e jogam pelo empate com os ingleses na última rodada, em casa, no próximo dia 3, para avançarem. O time russo tem 5 e busca a classificação contra o Bordeaux, já eliminado com 3, na França.

Quem se mantém imbatível e com 100% de aproveitamento na Liga Europa é o Napoli. Com um time misto - apenas os titulares Hamsik, Callejon e Koulibaly jogaram -, o clube italiano venceu o Brugge por 1 a 0, na Bélgica, e chegou aos 15 pontos na liderança mais que folgada do Grupo D. O jogo no estádio Jan Breydel, em Brugges, foi disputado sem torcida por causa da impossibilidade de garantir a segurança dos torcedores no estádio e em seus arredores - o motivo é a escassez de efetivo policial porque um grande número de policiais da cidade foi deslocado para reforçar a segurança na capital Bruxelas, onde o risco de ações terroristas é considerado maior.

No Grupo A, a briga pela segunda vaga promete emoção na última rodada. Nesta quinta-feira, Fenerbahce e Ajax ganharam fora de casa e seguem na luta. O time turco bateu o líder e já classificado Molde por 2 a 0, na Noruega, e chegou a 8 pontos. O clube holandês precisou de um gol no fim para bater o eliminado Celtic por 2 a 1, na Escócia, e foi a 6. No dia 3, o Fenerbahce recebe o Celtic e precisa apenas um empate; o Ajax joga em casa contra o Molde.

Em outras duas chaves, mais dois classificados. No Grupo E, o Villarreal avançou ao vencer em casa o Rapid Viena, da Áustria, por 1 a 0. No Grupo F, o Braga, de Portugal, bateu o Liberec, da República Checa, por 2 a 1 e deixou a briga pela segunda vaga para checos e franceses do Olympique de Marselha, que ganhou do Groningen, da Holanda, também por 2 a 1.

Pontos moeda