Esportes

Tancredão será palco da 5ª edição do Meeting de Ginástica Rítmica

A competição irá receber atletas da África do Sul, Alemanha, Estônia, Suécia e Ucrânia. Também estarão presentes Angélica Kvieczynski e Natália Gaudio

A seleção brasileira estará presente no evento Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Grandes nomes da ginástica rítmica brasileira e mundial estarão nesta semana no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, em Vitória, para o Meeting da modalidade, competição criada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e que faz parte do calendário oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Nesta quinta edição, a competição irá receber atletas da África do Sul, Alemanha, Estônia, Suécia e Ucrânia. Para as Seleções Brasileiras Individual e de Conjunto, o evento será importante, sobretudo, como preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A Seleção Individual será representada por Angélica Kvieczynski e Natália Gaudio, acompanhadas pelas técnicas Anita Klemann e Monika Queiroz. Pelo Conjunto, participam Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Jéssica Maier e Morgana Gmach, sob o comando da treinadora-chefe Camila Ferezin e da russa Ekaterina Pirozkhova. A ginasta Débora Falda acompanhará o grupo como reserva. 

As atletas farão na capital capixaba a última competição de 2015 e esperam fechar o ano com chave de ouro. "Nós esperamos finalizar com excelentes apresentações. Esse foi um período de superações, mas em nenhum momento deixamos de trabalhar forte para essa competição, sempre com os olhos voltados para os Jogos Olímpicos. A experiência será muito válida e, a menos de um ano para o evento no Rio de Janeiro, nada melhor do que ter a oportunidade de viver esse momento em casa", comemorou Camila Ferezin.

Para a técnica, ser sede de uma competição forte como essa e receber potências da modalidade, como a Ucrânia, mostra o prestígio da ginástica rítmica brasileira internacionalmente. "A Ucrânia tem muita tradição na modalidade. Há anos eles têm medalhistas em Mundiais, como a Ganna Rizatdinova, que estará em Vitória e será uma das grandes sensações. No conjunto, o País foi nono no último Mundial e conquistou vaga para os Jogos Olímpicos. A Alemanha também tem um ótimo grupo e irá em busca da vaga olímpica no evento-teste", destacou Camila, comentando sobre as alemãs, anfitriãs no Mundial de setembro e décimas colocadas no geral, ao lado do Uzbequistão. 

O conjunto brasileiro desembarca na capital capixaba nesta terça-feira (17). Os treinamentos serão nos dias 18, 19 e 20, em dois períodos. As provas do conjunto serão no sábado (21) à tarde e no domingo (22) pela manhã. "Os treinos estão ainda mais intensivos e, daqui para frente, seguirá assim. Nós queremos fazer história e garantir um resultado inédito nos Jogos Olímpicos", encerrou Camila. 

Pontos moeda