Esportes

McGregor bate José Aldo em 13 segundos e fica com cinturão dos penas no UFC

Esta foi a primeira derrota de José Aldo no UFC, onde luta desde 2011, e apenas a segunda da sua carreira no MMA. A primeira queda do brasileiro foi em 2005

Redação Folha Vitória
Foto: R7

São Paulo - Depois de muitas provocações, Conor McGregor cumpriu sua promessa: bateu José Aldo em 13 segundos e se tornou o novo campeão dos pesos-penas do UFC, em luta disputada em Las Vegas, na madrugada deste domingo. O irlandês é apenas o segundo a ter posse definitiva sobre o título, já que o brasileiro o detinha desde a criação da categoria, em 2010.

Assim que o juiz John McCarthy autorizou o início do combate, os dois se encontraram no meio do octógono. McGregor conectou um direto de esquerda e, na sequência, se esquivou de um cruzado do brasileiro. Após um chute baixo leve, o irlandês esperou a investida de Aldo para contra-atacar.

Assim que o brasileiro investiu, o irlandês acertou um direto de esquerda na ponta do queixo do manauara, que caiu duro no chão. Conor ainda avançou para garantir a vitória, decretada pelo árbitro após dois golpes na cabeça do brasileiro, desacordado. O triunfo em 13 segundos foi o mais rápido da história do torneio de Dana White em uma luta válida por um cinturão.

Ao contrário do tom provocativo que teve por todo o ano, McGregor mostrou um respeito maior ao brasileiro na entrevista logo após receber o cinturão dos penas. "Ele é poderoso e rápido, mas precisão supera poder. Ele foi um campeão fenomenal e merecia ir um pouco mais além. Mas, no fim do dia, precisão supera poder."

Aldo, que chorara em seu córner após a derrota repentina, não perdeu tempo em propor uma segunda chance. "Nunca caio em provocação, estava tranquilo. Ele foi muito feliz hoje, conectou um bom golpe. Agora temos que partir para a revanche. Com certeza vou estar bem treinado para retomar o que é meu. Perdemos a batalha, não a guerra."

Esta foi a primeira derrota de José Aldo no UFC, onde luta desde 2011, e apenas a segunda da sua carreira no MMA. A primeira queda do brasileiro foi em 2005, no Jungle Fight, disputado em sua terra natal, Manaus. Na ocasião, o "Scarface" foi finalizado com um mata-leão por Luciano Azevedo. Pelo Ultimate, eram sete vitórias, sendo cinco por decisão e dois nocautes.

Conor McGregor está no UFC desde 2013 e mantém recorde invicto com sete vitórias, seis delas por nocaute e apenas uma decisão dos juízes. E, assim como em todos os seus nocautes, o irlandês também levou o prêmio extra de Performance da Noite na madrugada deste domingo.

Pontos moeda