Esportes

Palmeiras e Grêmio caem em grupos complicados na Libertadores; São Paulo dá sorte

Palmeiras e Grêmio caíram em grupos que, na teoria, podem ser considerados mais complicados do que os que serão encarados por Corinthians e Atlético-MG

Redação Folha Vitória
Palmeiras cai no grupo 2 da Libertadores Foto: Divulgação

São Paulo - Os grupos da Copa Libertadores de 2016 foram sorteados no final da noite desta terça-feira, em Assunção, no Paraguai, onde os cinco times brasileiros participantes conheceram os primeiros rivais que terão pela frente na competição. E, após uma longa e demorada espera para abertura das bolinhas que revelaram o destino das equipes, Palmeiras e Grêmio caíram em grupos que, na teoria, podem ser considerados mais complicados do que os que serão encarados por Corinthians e Atlético-MG.

Atual campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras caiu no Grupo 2, que contará com o tradicional Nacional, do Uruguai, Rosario Central, da Argentina, e o vencedor da partida entre River Plate, do Uruguai, e Universidad de Chile, esta válido pela fase preliminar da competição continental.

O Grêmio, por sua vez, entrou no Grupo 6, que se desenha como ainda mais complicado do que o do Palmeiras. A equipe gaúcha medirá forças com o San Lorenzo, da Argentina, com o LDU, do Equador, e com o Toluca, do México.

O Corinthians, atual campeão brasileiro, entrou no sorteio desta Libertadores como cabeça de chave e caiu no Grupo 8, ao lado de Cerro Porteño, do Paraguai, do Cobresal, do Chile, e do ganhador da partida entre Oriente Petrolero-BOL e Independiente Santa Fe, atual campeão da Copa Sul-Americana.

O Atlético-MG, também cabeça de chave no sorteio, caiu no Grupo 5 e terá pela frente o Colo-Colo, do Chile, o Melgar, do Peru, e quem levar a melhor no duelo entre Independiente del Valle, do Equador, e Guaraní, do Paraguai, surpreendente algoz do Corinthians na última Libertadores.

SÃO PAULO DÁ SORTE - Já o São Paulo não pode reclamar do destino que o sorteio reservou ao clube na fase preliminar da Copa Libertadores. Único brasileiro que jogará este estágio classificatório para a fase de grupos, o time terá pela frente o modesto Cesar Vallejo, do Peru, e ainda com a vantagem de disputar a partida de volta no Morumbi.

Caso confirme o seu favoritismo neste mata-mata, em jogos marcados para os dias 3 e 10 de fevereiro, o São Paulo irá entrar no Grupo 1, que já conta com River Plate, atual campeão da Libertadores, The Strongest-BOL e Trujillanos-VEN.

Para determinar os cabeças de chave do sorteio realizado nesta terça, a Conmebol levou em conta o seu novo ranking de clubes, que foi revelado na última segunda e foi determinado por meio de três itens principais separados da seguinte forma: 1 - performance dos times nos últimos dez anos, com um escalonamento de pontos determinados de acordo com o desempenho entre 2006 e 2015; 2 - o coeficiente histórico, que computa pontos somados na Libertadores de 1960 a 2005; 3 - campeão do campeonato nacional de cada país entre 2006 e 2015.

De acordo com este ranking, Corinthians e Atlético-MG, listados como respectivos 9º e 13º colocados do ranking da Conmebol, foram os únicos clubes brasileiros cabeças de chave do sorteio. Os outros foram Boca Juniors (1º do ranking), River Plate (2º), Peñarol (3º), Nacional-URU (5º), Olímpia (7º) e San Lorenzo (14º).

FESTA DEMORADA E SONOLENTA - Presidente interino da Conmebol, Wilmar Valdez foi quem fez o discurso de abertura do sorteio, e não fugiu do tom político ao pregar austeridade e transparência da entidade, cujo último presidente, Juan Ángel Napout, foi extraditado há uma semana da Suíça para os Estados Unidos. Naquele país, ele será julgado em Nova York após ter sido preso no início do mês, em Zurique, por envolvimento no grande escândalo de corrupção que envolve os dirigentes da Fifa.

Cansativo para o público e demorado como de costume, o sorteio dos grupos da Libertadores só foi começar, de fato, mais de uma hora após a abertura do evento. Cercado de homenagens que o antecederam, sendo uma delas para a família Forlán, com o pai Pablo e o filho Diego no palco, e outra para o Nacional, do Uruguai, recordista de participações da Libertadores, o sorteio só foi ter a sua primeira bolinha com um nome de time revelado após as 23 horas.

Até o Olimpia, três vezes campeão da Libertadores e time do Paraguai, país onde fica a sede da Conmebol, em Assunção, recebeu uma das cansativas homenagens que ajudaram a retardar o sorteio, que só foi ser iniciado após um clipe de imagens que trazia uma retrospectiva da campanha do campeão River Plate na última edição da competição sul-americana.

Confira os confrontos da fase preliminar da Libertadores:

Jogo 1 - Oriente Petrolero-BOL x Independiente Santa Fe-COL

Jogo 2 - Huracán-ARG x Caracas-VEN

Jogo 3 - Puebla-MEX x Racing-ARG

Jogo 4 - River Plate-URU x Universidad de Chile-CHI

Jogo 5 - Independiente del Valle-EQU x Guaraní-PAR

Jogo 6 - Cesar Vallejo-PER x São Paulo

Confira os grupos da Copa Libertadores de 2016:

Grupo 1 - River Plate-ARG, The Strongest-BOL, Trujillanos-VEN e vencedor do Jogo 6

Grupo 2 - Nacional-URU, Palmeiras, Rosario Central-ARG e vencedor do Jogo 4

Grupo 3 - Boca Juniors-ARG, Bolívar-BOL, Deportivo Cali-COL e vencedor do Jogo 3

Grupo 4 - Peñarol-URU, Atlético Nacional-COL, Sporting Cristal-PER e vencedor do Jogo 2

Grupo 5 - Atlético-MG, Colo-Colo-CHI, Melgar-PER e vencedor do Jogo 5

Grupo 6 - San Lorenzo-ARG, Grêmio, LDU-EQU e Toluca-MEX

Grupo 7 - Olimpia-PAR, Emelec-EQU, Deportivo Táchira-VEN e Pumas-MEX

Grupo 8 - Corinthians, Cerro Porteño-PAR, Cobresal-CHI e vencedor do Jogo 1

Pontos moeda