Esportes

Flamengo acusa Pinheiros de 'antiético' por levar jovem promessa da natação

Em nota oficial publicada nesta segunda-feira, o Flamengo diz que Jhennifer é atleta do clube desde 2011. Em janeiro de 2015, ela teria assinado contrato de dois anos com o Fla

Redação Folha Vitória
Atleta foi levada do Flamengo, que acusa Pinheiros por falta de ética Foto: Vítor Silva/CBDA

Rio - Jhennifer Conceição, de apenas 18 anos, forte candidata a ser a única 'peitista' da natação brasileira feminina nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, está causando uma grande polêmica entre Flamengo e Pinheiros. A jovem tinha contrato com os cariocas, mas deixou a Gávea para se transferir para o clube paulistano. O Fla não gostou nada e acusa o Pinheiros, principal clube poliesportivo do País, de ser antiético.

Em nota oficial publicada nesta segunda-feira, o Flamengo diz que Jhennifer é atleta do clube desde 2011. Em janeiro de 2015, ela teria assinado contrato de dois anos com o Fla, até dezembro de 2016. No começo deste ano, entretanto, o representante dela (seu pai), comunicou a diretoria que ela "estava de saída".

Jheniffer começou a treinar no Pinheiros e o Flamengo diz que procurou o diretor Arnaldo Pereira, do Pinheiros, para informar a situação. "Arnaldo nos afirmou taxativamente que iria tomar as devidas providências. A mais importante seria a de não permitir o treinamento da atleta no clube até que a situação com o Flamengo estivesse plenamente resolvida", conta o Fla, en nota.

"Tivemos então uma reunião com a atleta e seu representante e, diante da intransigência da mesma em sua intenção de se transferir de clube, combinamos que apresentaríamos uma proposta financeira de um acordo de rescisão que permitiria sua saída. Com enorme surpresa, dias depois, antes de qualquer fechamento de acordo, recebemos a notícia de que Jhennifer Conceição estava novamente treinando no Pinheiros. O Flamengo já manifestou à atleta e ao Pinheiros sua indignação pela postura antiética e desrespeito aos valores básicos do esporte e da boa convivência entre clubes coirmãos", diz a nota do Flamengo. O Pinheiros ainda não se posicionou de forma oficial.

A disputa pode atrapalhar Jhennifer em sua tentativa de se classificar ao Rio-2016. Se o Flamengo não liberar a transferência, ela não poderia disputar por nenhum clube o Troféu Maria Lenk, em abril, no Rio. Participaria apenas em "observação", tendo direito a nadar as eliminatórias, mas não as finais. Assim, teria um único tiro para tentar o índice olímpico.

Jheniffer foi a melhor do País nos 100m peito na temporada passada, com 1min08s75, ainda longe do 1min07s85 exigido para classificar uma atleta a esta prova no Rio-2016. Mas a melhor do País nos 100m peito vai participar do revezamento 4x100m medley e, uma vez na Olimpíada, pode ser inscrita também na prova individual. Jheniffer tem poucas concorrentes, a principal delas Beatriz Travalon, do Pinheiros.

Pontos moeda