Esportes

Capixaba treinador da seleção paraolímpica de remo participa de competição na Itália

Segundo Honorato, sob o comando dele, o Brasil já tem duas categorias classificadas as Olimpíadas que são a AS, com dois representantes, e um barco na 2x TA

O capixaba revela que chegou ao comando da seleção brasileira de remo através de bons resultados em equipe do Espírito Santo Fotos: Arquivo Pessoal

Nesta quinta-feira (21), acontecem as eliminatórias qualificatórias de remo para as paraolimpíadas do Rio-2016, em Gavirate, Itália. E quem comanda o Brasil nesta modalidade, é o capixaba Honorato do Nascimento Cardoso junto com mais 2 técnicos.

No pararemo, existem 3 categorias olímpicas de barcos, que são os 1X AS masculino e feminino, 2x TA misto e a 4+ LTA misto. A eliminatória na Itália define a vaga do 4+ LTA, onde restam duas vagas para a categoria. Segundo Honorato, o Brasil já tem duas categorias classificadas para as Olimpíadas que são a 1X AS masculino e 2x TA misto.

Honorato conta que a cada dia os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) ganham cada vez mais espaço. "Esse crescimento não é em virtude de o número de deficientes estar aumentando. Mas sim porque eles estão se expondo mais e querendo praticar todos os tipos de esportes. Os paralímpicos se destacaram no último Panamericano e trouxeram mais medalhas do que os não Portadores de Necessidades Especiais", conta.

O capixaba revela que chegou a Seleção Brasileira Paraolímpica de Remo através de bons resultados junto a equipe do Espírito Santo. "Construí uma equipe no ES através do Caxias Esporte Clube. Disputamos campeonatos brasileiros e fomos vice-campeões por duas vezes. Através disso, fui ao Mundial de Remo Indoor, realizado nos EUA, e lá, o coordenador da seleção brasileira me convidou para a equipe do Brasil", fala o técnico.

Cardoso deixa ainda um convite para quem quiser ingressar no remo. "Quem tiver interesse em participar desse belo esporte, basta procurar o Caxias Esporte Clube. Que fica localizado na primeira arquibancada do Sambão do Povo. É gratuito e para todas as idades", finaliza.

Pontos moeda