Esportes

Copa do Mundo de Parapente começa neste fim de semana em Castelo

O evento, que abre o Mundial, reunirá no município do sul do Espírito Santo, num total de 130 pilotos de 30 países, que farão as provas de velocidade em circuito pré-determinado

Ao todo, 130 pilotos se inscreveram para a primeira etapa do Campeonato Mundial de Parapente, em Castelo Foto: ​Divulgação

A primeira etapa do Paragliding World Cup – Campeonato Mundial de Parapente em Castelo começa neste sábado (9) e segue até o dia 16, e acontece na Rampa de Ubá. A competição contará com a participação de 130 atletas de 30 países. Essa é a quarta vez que o município é sede de uma etapa do campeonato mundial.

De acordo com a organização, o mundial terá mais cinco etapas, que serão disputadas na Itália, Portugal, França e a final será em Governador Valadares. O Brasil foi escolhido pelos pilotos devido ao excelente clima, com boas condições de voo e hospitalidade, o país é considerado como Hawaii do voo livre.

Localizada a 27 quilômetros da sede do município, a Rampa de Ubá possui 902 metros de altitude e pode ser considerada uma das melhores e mais belas rampas de voo do mundo. Além da espetacular paisagem montanhosa, a predominância de correntes de ar favorece a prática do esporte, com térmicas que aparecem por todo o vale.

O local é conhecido por pilotos de todos os cantos do mundo e oferece toda estrutura para atender não só os pilotos, como também os apreciadores do esporte. A Rampa de Ubá também já recebeu local que já recebeu etapas do Campeonato Capixaba de Voo Livre, Brasileiro de Parapente e Asa Delta, Pan Americano de Parapente e Mundial de Parapente. A decolagem é natural e gramada, com inúmeros pousos alternativos no vale de Castelo. 

As provas serão sempre de velocidade em circuito pré-determinado pela comissão de provas, sendo o vencedor da prova o piloto que completar o circuito no menor tempo. A competição terá duas etapas no Brasil. A segunda será em Araxá, em Minas Gerais, no mês de setembro.

Confira a programação:

De 09 a 16 de abril - Rampa de Ubá
8h00 - Saída da Casa do Artesão de Castelo
12h00 - Decolagens
14h00 - Apuração dos pontos no Castelão

Pontos moeda