Esportes

Dixon aproveita vacilo de rivais e vence em Phoenix; Kanaan é o 4º

Redação Folha Vitória

Phoenix - O neozelandês Scott Dixon ficou com a vitória em Phoenix, segunda etapa da temporada 2016 da Fórmula Indy, na madrugada deste domingo. No retorno do circuito oval ao calendário da competição, o experiente piloto fez corrida discreta e soube aproveitar os problemas dos rivais para chegar ao triunfo. O brasileiro Tony Kanaan terminou a prova em quarto lugar.

Dixon largou somente na sexta posição e fez uma corrida cauteloso, esperando os momentos mais adequados para galgar novas colocações. Assim, soube tirar proveito das boas paradas da equipe Ganassi, evitou embates mais complicados e se saiu melhor após paradas e bandeiras amarelas.

Enquanto o neozelandês se destacava, os brasileiros decepcionavam. Hélio Castroneves, que conquistara a pole position com novo recorde de velocidade da pista, que já durava 20 anos, durou pouco na ponta. O mesmo aconteceu com Kanaan, segundo colocado, logo atrás do compatriota nas primeiras voltas.

Castroneves começou a desabar na fila dos carros na 39ª das 250 voltas da prova. Um pneu furado praticamente acabou com suas chances de vitória. A partir daí, ele caiu na prova e precisou lutar para terminar em um razoável 11º lugar, diante das circunstâncias.

Já Kanaan teve dificuldades com as bandeiras amarelas. Em uma delas, perdeu a segunda colocação. Mesmo assim, protagonizou boas ultrapassagens e mostrou consistência no traçado oval de Phoenix.

Só não conseguiu superar mesmo as grandes atuações do francês Simon Pagenaud (assim como na primeira etapa do ano, ficou com o segundo lugar do pódio), do vencedor Dixon e do australiano Will Power, que obteve o terceiro posto em sua estreia na temporada - na primeira prova foi vetado pelos médicos após sofrer acidente nos treinos.

Os pilotos Graham Rahal, Josef Newgarden, Max Chilton, Sébastien Bourdais, Juan Pablo Montoya e Ryan Hunter-Reay completaram o Top 10 da prova disputada em Phoenix. A Fórmula Indy volta daqui a duas semanas, para a realização da etapa de Long Beach, nos Estados Unidos, no dia 17.

Pontos moeda