Esportes

Etapa do Brasileiro de Parapente deixará o céu de Castelo mais uma vez colorido

A competição acontece na Rampa de Ubá, conhecida por pilotos de todos os cantos do mundo, pois oferece estrutura para atender os apreciadores do esporte

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente começa no sábado (30) em Castelo Foto: ​Divulgação

O município de Castelo será palco mais uma vez dos amantes dos esportes de aventura. O céu da cidade ficará mais colorido entre os dias 30 de abril e 7 de maio, quando acontece a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente. O evento, organizado pela Hipoxia Adventure Sports, será realizado na Rampa de Ubá, local que sediou o Campeonato Mundial no início de abril.

Serão mais de 100 pilotos de todas as partes do Brasil que participarão do evento. As provas disputadas possibilitam o público visualizar e acompanhar os pilotos sobrevoando os locais, como: centro de Castelo, Alto Chapéu, Apeninos, Vale da Fazenda da Prata, Estrela do Norte, Mundo Novo, Aracuí, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim, Itaoca Pedra, São Vicente, Vargem Alta, Rampa do Mirante e Burarama. 

As condições climáticas do município são excelentes e proporciona bons e longos voos, além da paisagem montanhosa, a predominância de correntes de ar favorece a prática do voo livre e a infraestrutura para o esporte é total. As provas serão sempre de velocidade em circuito pré-determinado pela comissão de provas, sendo o vencedor da prova o piloto que completar o circuito no menor tempo. 

A Rampa de Ubá, que está a 960 metros de altitude, está localizada a 27 quilômetros da sede de Castelo, tem fácil acesso, permite várias decolagens simultâneas e boa infraestrutura. O pico do Forno Grande, a Pedra do Dedo e a Cachoeira da Prata fazem parte do belo cenário. A decolagem é natural e gramada, com inúmeros pousos alternativos. O evento conta o apoio da Secretaria de Esportes de Castelo.

 Confira a programação:

De 30/04 à 07/05  
09h - Saída da Casa do Artesão Castelense
11h30 - Decolagens
16h - Apuração dos Pontos

Pontos moeda