Esportes

Goleiro de escolinha em Cachoeiro é aprovado na base do Flamengo

Além dele, o irmão Vinicius, de 14 anos, que atua como meia esquerda, e também está na escolinha, fará testes no próximo dia no clube carioca

Lucas Furtado, de 11 anos, foi aprovado no teste para goleiro da base do Flamengo Foto: ​Divulgação

Ser jogador de futebol é o sonho que muitas crianças, mas nem todas tem a chance de atuar em grande clube. O caminho é longo e as escolinhas de base abrem o ciclo para alcançar o objetivo final, como é o caso do goleiro Lucas Furtado, de apenas 11 anos. Após dois anos na escolinha do Nova Iguaçu, no bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, ele foi aprovado nos testes e integra a base do Flamengo.

Além de Lucas, seu irmão Vinicius, que joga na meia esquerda, também vai fazer testes no Flamengo nos próximos dias. Os dois são da escolinha, coordenada por Fábio Vieira, ‘Índio’. Orgulhoso, o pai Renilson Garcia dos Santos, o ‘Soneca’, ex-goleiro do Estrela do Norte e do Linhares, diz que os filhos têm potencial e acredita que terão sucesso na profissão.

“Um examinador de São Paulo esteve em Cachoeiro e assistiu a um treino e fizemos um vídeo. Enviamos a filmagem para o Flamengo e 20 minutos depois nos ligaram e marcaram uma avaliação. O teste leva meses, mas em quatro dias, o Lucas foi aprovado e agora está no clube carioca”, comenta o pai.

A curiosidade é que Lucas começou no futebol atuando na linha e o irmão no gol. “Com sete anos ele jogava na linha e o Vinicius estava no gol. Eles não estava bem nas posições. O Vinicius foi a linha e o Lucas para o gol. No início ele foi criticado, mas o Índio insistiu e deixou ele no gol mesmo sendo criticado. Valeu a insistência. Hoje, ele está em um nível muito bom”, explica o pai.

Renilson não revelou o clube que os filhos torcem, mas ele disse ser torcedor do Vasco da Gama, arquirrival do Flamengo. “Não podemos perder as oportunidades. A oportunidade foi o time do Flamengo e o Lucas vai dar o melhor lá, independente de minha torcida ou não. Ele vai chegar à Seleção, pois tem muito potencial. Ele ainda é criança, não tem time definido para torcer”, garante ‘Soneca’.

Vinicius Furtado, meia esquerda, e irmão de Lucas, também fará testes no Rubro Negro carioca Foto: ​Divulgação

Em busca do sonho

“Sabemos que é um caminho longo, mas o pontapé inicial foi dado. Até os 14 anos, nenhum clube no Brasil paga ou hospeda crianças, então, estamos aguardando para ver como vamos fazer. Minha esposa ficará lá durante a semana com ele e temos que arcar com as despesas. Se o Vinicius for aprovado, ele tem 14 anos e pela idade, ele fica hospedado no clube”, explica o pai.

Renilson ressaltou que ser jogador de futebol é o sonho dos filhos. “Eles sempre falaram que seriam jogadores de futebol. O Lucas está realizando um sonho. Acredito muito no sucesso do meu filho, ele é muito bom no que faz. Aos 11 anos ele tem 1,66 cm de altura, e será um grande goleiro”, completa o ex-goleiro.

Atuando pela Escolinha do Nova Iguaçu e pela equipe do Basileia, Lucas conquistou no ano passado o segundo lugar da Copa Agazetinha, o Campeonato Municipal Sub20 promovido pela Liga Desportiva de Cachoeiro de Itapemirim (LDCI), a Copa da Juventude, em Venda Nova do Imigrante e a Copa Integração, em Irupi.

Pontos moeda