Esportes

Atlético-PR vence Coritiba e abre vantagem; Vitória bate Bahia e sai na frente

Redação Folha Vitória

São Paulo - Com uma verdadeira blitz no segundo tempo, o Atlético Paranaense venceu o Coritiba por 3 a 0, neste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, no jogo de ida da final do Campeonato Paranaense, e abriu uma boa vantagem para o jogo de semana que vem no estádio Couto Pereira.

Esta é a 16.ª vez que as duas equipes decidem uma final do Estadual, com ligeira vantagem para o time alviverde, que foi campeão em oito oportunidades. Com sete triunfos, a equipe rubro-negra busca empatar a disputa. No geral, o Coritiba tem 37 títulos paranaenses, enquanto que o Atlético soma 22 conquistas.

Todos os gols da partida aconteceram no segundo tempo. Aos sete minutos, após cobrança de falta ensaiada, Thiago Heleno apareceu sozinho na marca do pênalti para receber cruzamento de Léo. O zagueiro cabeceou forte no canto direito e abriu o marcador.

Aos 19 minutos, a zaga do Coritiba bateu cabeça e levou o segundo gol. Wallisson Maia e Reginaldo se atrapalharam para cortar lançamento e a bola sobrou limpa para Ewandro. O jovem atacante saiu na cara do gol e teve calma para deslocar Elisson e mandar para as redes. Quatro minutos depois, em cobrança de falta na linha da meia-lua, Hernani bateu forte no contrapé do goleiro e deu números finais ao placar.

VITÓRIA LARGA NA FRENTE - No jogo de ida da decisão do Campeonato Baiano, neste domingo, o Vitória bateu o Bahia por 2 a 0, no estádio Barradão, em Salvador, e largou na frente na disputa pelo título em cima do maior rival.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo na Arena Fonte Nova e o Vitória joga por um empate ou derrota por um gol de diferença para levantar o troféu. Já o Bahia precisa vencer por pelo menos dois gols para arrancar o título das mãos rubro-negras.

Na partida, o Vitória abriu o placar aos 23 minutos da primeira etapa. Em disputa de bola pelo alto na grande área com Tinga, Vander caiu e a arbitragem assinalou pênalti, gerando revolta por parte dos jogadores do Bahia. Na cobrança, Diego Renan bateu no canto esquerdo e o goleiro Marcelo Lomba pulou no direito: 1 a 0.

Um pouco antes do intervalo, o time rubro-negro definiu o triunfo. Da ponta esquerda, Vander rolou para trás, Amaral apareceu no centro e acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para Marcelo Lomba.

RESULTADOS DE OUTROS ESTADUAIS - Na primeira partida da final do Campeonato Goiano, o Anápolis ficou no 0 a 0 em casa contra o Goiás. A partida de volta acontece no estádio Serra Dourada, em Goiânia, e não há vantagem para qualquer das equipes, pois um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Em Santa Catarina, a Chapecoense venceu o Joinville por 1 a 0, fora de casa, com um gol aos 37 minutos do segundo tempo. Ananias marcou de cabeça e garantiu ao time alviverde a vantagem para a partida de volta, na Arena Condá, em Chapecó (SP). Para ser campeão, o Joinville precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.

O Campeonato Potiguar teve uma primeira partida da final alucinante. O América-RN saiu na frente, abriu 2 a 0, cedeu o empate e conseguiu marcar o terceiro, mas ao apagar das luzes, o ABC buscou o empate por 3 a 3 na Arena das Dunas, em Natal.

Rômulo balançou as redes duas vezes e Flávio Boaventura, outra, pelo América-RN. Tiago Dutra marcou contra, iniciando a reação do ABC, seguida pelo gol de Echeverria. Aos 48 minutos do segundo tempo, Flávio Boaventura fez o terceiro. A decisão acontece no próximo domingo, no estádio Frasqueirão, e um novo empate leva a disputa para os pênaltis.

Pelo Campeonato Cearense, o Fortaleza atropelou o Uniclinic com uma goleada por 4 a 1, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e praticamente garantiu o bicampeonato estadual. O time tricolor só perde o título caso seja derrotado por no mínimo quatro gols na partida de volta, no próximo domingo, na Arena Castelão. Lima, Anselmo, Juninho e Edimar fizeram os gols da vitória; Marcelo Amaral descontou.

No jogo de ida da decisão do Campeonato Alagoano, o CRB venceu o CSA por 2 a 0, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e garantiu uma boa vantagem. Diego e Neto Baiano balançaram as redes na partida. Agora o CRB pode até perder por um gol para ser campeão, enquanto que o CSA precisa abrir uma diferença de três gols para garantir o título.

Na semana que vem, novamente no Rei Pelé, caso termine com vantagem de dois gols do CSA, o jogo terá prorrogação. Se o empate permanecer no tempo extra, o campeão alagoano de 2016 será decidido nos pênaltis.

Pontos moeda