Esportes

Meninos da Ilha comemora dez anos de revelação de talentos no futebol de areia

Criado e mantido até hoje pelo treinador Alex Fabiano, o projeto revelou inúmeros talentos para a modalidade e hoje conta com mais de 100 atletas

Alex Fabiano lembra que criou o projeto inspirado pela Seleção Capixaba, então bicampeã brasileira, que treinava em Camburi Foto: Pauta Livre/Arquivo

O futebol de areia capixaba está em festa. O Projeto Meninos da Ilha comemora no próximo sábado (21), às 15 horas, em sua quadra, na Praia de Camburi, em Vitória, nada menos do que dez anos de existência.

Criado e mantido até hoje pelo treinador Alex Fabiano (que recentemente conquistou a quarta colocação dirigindo o Rio Branco na primeira etapa da Copa Brasil de Clubes no Maranhão), o projeto revelou inúmeros talentos para a modalidade e hoje conta com mais de 100 atletas.

Alex Fabiano lembra que criou o projeto inspirado pela Seleção Capixaba, então bicampeã brasileira, que treinava em Camburi. Começou na escola na qual leciona até hoje Educação Física com 12 alunos (seis meninas e seis meninos) e não parou mais.

“Perdemos as contas de quantos atletas iniciaram por aqui. Certamente algumas centenas. Hoje temos 100 alunos tendo atividades regulares. O maior objetivo é o crescimento da modalidade. Queremos revelar novos talentos para o Brasil e o mundo”, diz.

Alex Fabiano destaca que vários atletas, por exemplo, o acompanharam na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Clubes, realizada na Praia de Camburi, em 2013, quando dirigindo o Vilavelhense foi vice-campeão, perdendo para o Vasco na Final.

“Foi uma grande campanha. Sonaldo  (eleito melhor goleiro da etapa), Nicolas, um dos grandes destaques; Feijão (eleito revelação da etapa) são oriundos da escolinha”, comentou.

Recentemente na etapa do Maranhão da  Copa do Brasil de Clubes, ajudaram o Rio Branco a garantir a quarta colocação: Léo, Estevão, Ricardo, Cedriano e Sonaldo. Todos também do projeto.

São diversos títulos na categoria de base dentro e fora do Estado nas variadas excursões. Sempre em busca do aprimoramento técnico.

“Temos imensa alegria de ver estes garotos brilhando. Somos como uma família”, comenta Alex Fabiano que dirigindo Vila Velha foi duas vezes vice-campeão do Campeonato Estadual de Futebol de Areia.

Pontos moeda