Esportes

Mulher invade cordão de isolamento durante passagem da Tocha Olímpica em Vitória

Em Brasília, movimentos sociais contra o impeachment da presidente Dilma também protestaram no lado de fora do Planalto durante o revezamento

A ação, segundo testemunhas, teria sido rápida Foto: Everton Nunes

A passagem da Tocha Olímpica no Brasil tem gerado vários incidentes em diversos estados. No Espírito Santo, ao chegar à capital capixaba, na última terça-feira (17), uma mulher invadiu o cordão de isolamento para poder encostar na Tocha. Testemunhas disseram que a ação foi rápida e ela não precisou ser retirada pelos seguranças do evento. 

E as confusões envolvendo o símbolo olímpico não param por aí. Ainda no Estado, na semana passada, uma postagem da Prefeitura de Vitória em seu perfil nas redes sociais chamou a atenção de internautas. Ao dizer que a Tocha Olímpica encontraria o mar pela primeira vez em Vitória, a prefeitura da capital provocou uma reação na administração municipal de Guarapari, que de fato foi a primeira cidade litorânea do Brasil a receber o símbolo olímpico.

O incidente aconteceu em Goiás Foto: Reprodução

Já no início do mês, o vídeo de um cadeirante que caiu em Goiás ao carregar a Tocha Olímpica invadiu a web. Nas imagens, João Paulo Nascimento, paratleta do basquete de cadeiras de rodas, é visto caindo de sua cadeira de rodas ao tentar passar a chama para o próximo condutor. O fato dele ter se apoiado em sua perna para minimizar a queda gerou uma série de pré-julgamentos e piadas de mau gosto que foram espalhados rapidamente na internet, acusando o paratleta de ser um "falso cadeirante" infiltrado no revezamento.

Protestos 

A confusão foi durante o revezamento em Brasília Foto: Agência Brasil

E na capital brasileira, dezenas de pessoas ligadas a movimentos sociais e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff se concentraram no lado de fora do Palácio do Planalto, onde teve início o revezamento da tocha olímpica no Brasil. Muitas faixas, inclusive em inglês, espanhol e até russo, citavam que estava havendo um "golpe" no País. 

O Comitê Olímpico Internacional já tinha avisado que não gostaria de ver a tocha sendo "vítima" do debate político e esperava que os manifestantes respeitassem o famoso símbolo.

Ainda em Brasília, outros incidentes também ocorreram. Em Taguatinga, além da festa para receber o fogo olímpico, houve confusão e a Tocha acabou sendo apagada e precisou ser substituída. 

No mundo

Em 2008, a passagem da Tocha Olímpica na França e na Inglaterra geraram protestos. Em Londres, um grupo de manifestantes tentou abordar o ônibus que levava os selecionados para carregar o artefato e foi reprimido pela polícia inglesa. Pouco depois, na região norte da cidade, outro grupo tentou agarrar a tocha durante a passagem. O revezamento precisou ser interrompido durante alguns minutos até que o homem responsável pelo ataque fosse preso. Ao mesmo tempo, outro manifestante tentou apagar a chama, mas não conseguiu. Dez manifestantes foram presos.

No mesmo ano, mas em San Francisco, nos Estados Unidos, a passagem do fogo olímpico também gerou muita confusão. O primeiro corredor empurrou a tocha e iniciou o trajeto escoltado por agentes chineses. O grupo então sumiu dentro de um imenso galpão à margem d'água, numa alteração de última hora das autoridades para evitar distúrbios.

Pontos moeda