Esportes

Seleção brasileira é uma equipe anônima no berço do vôlei de praia dos EUA

Redação Folha Vitória
Ao contrário do Brasil, seleção brasileira de vôlei de praia passa despercebida nos EUA Foto: Divulgação

Los Angeles - A seleção brasileira não encontra filas de torcedores pedindo autógrafos e selfies em Manhattan Beach, onde está concentrada para a disputa da Copa América Centenário. Por outro lado, as dezenas de quadras de vôlei instaladas em uma das praias mais famosas da Califórnia, a cinco minutos da concentração da seleção, ficam cheias todos os dias. O Brasil está no berço do vôlei de praia.

Mesmo na manhã fria e fechada de uma quarta-feira de batente, jovens e adultos treinavam nas quadras centrais do píer de Manhattan Beach para um torneio regional da modalidade. Nos anos 1990, antes de o vôlei de praia se tornar uma modalidade olímpica, o que aconteceu em Atlanta-1996, o Manhattan Beach Open era o torneio mais importante do mundo.

A calçada do píer presta uma homenagem a quem percorreu essa estrada. Literalmente. Em uma espécie de calçada da fama, estão os nomes dos atletas que venceram o Open. Os brasileiros estão presentes. Jaqueline Silva, primeira mulher a conquistar o ouro olímpico em esportes coletivos ao lado de Sandra Pires, tem seu nome em 1988 e 1990. Emanuel e José Loiola no ano 2000 da calçada. Dezenas de visitantes curvam o pescoço e vão caminhando, passo a passo, sobre os campeões.

O brasileiro Eduardo Bacil, o Anjinho que fez dupla com Loiola nos anos 1990, também tem história por aqui. Foi o primeiro estrangeiro a conquistar uma etapa do circuito norte-americano, juntamente com Loiola.

Desde 1993 em Los Angeles, com breves interrupções, ele é técnico do sub-21 dos Estados Unidos. Embora seu nome não esteja na calçada da fama - ele só chegou ao vice - , é reconhecido várias vezes em poucos minutos de conversa.

Na quadra, foi a quatro Sul-Americanos e a dois Mundiais com a seleção brasileira. Sua última passagem foi em 1992, quando jogou a Liga Mundial pela seleção adulta, que seria campeã olímpica em Barcelona. "O vôlei de praia faz parte da cultura norte-americana, mas o futebol ainda não", disse.

Descontraído, ele se propõe a tirar a prova dos nove. Chama um de seus alunos e pergunta sobre o torneio de futebol chamado Copa América Centenário. O jovem dá um sorriso aberto e pergunta "What is soccer (O que é futebol)?"

Pontos moeda