Esportes

Venezuela vence e pega o Brasil na final do Sul-Americano de Basquete

Redação Folha Vitória

Barquisimeto - A Venezuela será a adversária da seleção brasileira feminina de basquete na final do Sul-Americano da modalidade, que está sendo jogado em Barquisimeto. No jogo de fundo da rodada desta quarta-feira, as donas da casa penaram para vencer a Colômbia por 67 a 59. A final será às 20h desta quinta-feira, pelo horário de Brasília.

Na fase de grupos, a Venezuela, que se classificou à Olimpíada no masculino, surpreendeu a Argentina para ficar em primeiro lugar e fugir do confronto contra o Brasil na semifinal. A tarefa coube às argentinas, que endureceram a partida diante das brasileiras mais cedo. Só no último quarto o Brasil deslanchou, vencendo por 73 a 57.

O Brasil não perde o Campeonato Sul-Americano desde 1984, quando poupou Paula e Hortência e perdeu da Colômbia em Cúcuta. Desde 2006, todas as finais foram contra a Argentina, tabu que será quebrado agora. A Venezuela ficou em terceiro em 2014, tendo perdido para o Brasil por 84 a 65 na primeira fase naquela edição. No ano passado, pela Copa América, o jogo foi 86 a 71.

Pontos moeda