Esportes

Coreia do Sul define tigre branco como mascote dos Jogos de Inverno de 2018

Redação Folha Vitória

Seul - Um tigre branco chamado "Soohorang" será a mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em 2018. O comitê organizador do evento fez o anúncio nesta quinta-feira e disse que um urso negro asiático com o nome "Bandabi" foi escolhido como a mascote dos Jogos Paralímpicos.

O Soohorang, criado por designers sul-coreanos, foi escolhido como o mascote porque os moradores do país costumeiramente comparam o desenho territorial da Península Coreana com a forma de um tigre, disse o comitê. Os tigres brancos são também considerados animais guardiões no folclore coreano.

O Bandabi foi escolhido como o mascote paralímpico porque os ursos para os coreanos representam força de vontade e coragem, e também porque o urso negro asiático é o animal simbólico da província de Gangwon, a região onde está Pyeongchang, justificou o comitê.

Lee Hee-Nom, o presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de Inverno de 2018, disse que as mascotes encarnam a "vontade coletiva" de que a Coreia do Sul tenha êxito como sede do evento e são a "ponta de lança" das atividades de comunicação e marketing dos Jogos.

Gunilla Lindberg, chefe da comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos de 2018 disse que o tigre branco foi uma ótima escolha para uma mascote porque "é um belo animal, fortemente associado com a cultura coreana".

A Coreia do Sul também usou um tigre como mascote, o "Hodori", para os Jogos de Seul, em 1988, na última vez que o país sediou uma edição da Olimpíada. O comitê organizador disse que vai realizar cerimônias em Seul e Pyeongchang em julho para promover publicamente as mascotes.

Pontos moeda