Esportes

Federação de Paraquedismo realiza a Copa capixaba de salto em queda livre

Já garantiram vaga na Copa Capixaba de FQL duplas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e também do Espírito Santo, e a expectativa é de preenchimento total das vagas

A Formação em Queda Livre é uma das modalidades mais praticadas no mundo Foto: Divulgação

O paraquedismo mostrou que chegou para ficar de vez no Espírito Santo. Após a construção de uma base exclusiva para saltos e a realização de eventos para saltos-duplos, a Federação Capixaba de Paraquedismo (FECAP) realiza a primeira Copa Capixaba de FQL 2 Way. O evento acontece nos dias 09 e 10 de julho, no aeródromo de Guarapari. 

Em paralelo com o evento vão acontecer os saltos-duplos Foto: Divulgação - FECAP

A Formação em Queda Livre, ou FQL, é uma das modalidades mais praticadas no mundo. É dividida em categorias, sendo 4-way, 8-way e 16 way, onde o número indicado representa a quantidade de paraquedistas no salto. Nesta modalidade, o objetivo das equipes é formar “figuras” durante o salto. Para os capixabas o torneio torna-se ainda mais especial, pois conta com uma classificação nacional e uma estadual.

“Essa é uma competição aberta para os atletas do Brasil, mas para os capixabas é ainda mais especial. É uma espécie de duas competições em apenas uma. Ao final do evento serão feitas duas classificações, uma com os atletas de todo o país e outra apenas com os filiados à federação capixaba, e serão mais de R$ 2.500,00 em prêmios”, explica Thiago Mol, presidente da FECAP.

Já garantiram vaga na Copa Capixaba de FQL duplas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e também do Espírito Santo, e a expectativa é de preenchimento total das vagas. Em paralelo com a competição acontece a realização de saltos-duplos, que chega como uma boa oportunidade para quem deseja saltar. Thiago ressalta que o ideal, para quem deseja realizar salto-duplo, é fazer o agendamento para garantir a vaga.

“Até o momento temos seis duplas, mas o interesse dos atletas é grande, então esse número de inscritos deve aumentar até o final das inscrições. Além da oportunidade para acompanhar a competição, essa também é uma grande chance para as pessoas que tem o interesse experimentar a adrenalina de um bom salto”, finalizou Thiago. 

Os saltos acontecem no aeródromo de Guarapari  Foto: Divulgação - FECAP

Saltos-duplos

A realização de saltos-duplos em Guarapari foi iniciada em novembro de 2015, com sucesso absoluto. Este tipo de salto é feito com o acompanhamento de um instrutor profissional, que é o responsável pelos equipamentos e também por um rápido treinamento antes de seguir para o avião.

Formação de novos paraquedistas

A Federação Capixaba de Paraquedismo também traz o curso para formação de novos paraquedistas. A primeira edição do curso foi realizada entre novembro e dezembro de 2015, e até o momento, a federação já conta com cerca 20 paraquedistas formados. Atualmente, duas turmas estão em andamento.

Pontos moeda