Esportes

Série B do Rio é paralisada por manipulação de resultados; Polícia investiga

Redação Folha Vitória

Rio - Enquanto as atenções do futebol brasileiro estão voltadas para a sede da CBF, nesta quarta-feira, também no Rio, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) anunciou a paralisação da Série B do Campeonato Carioca. O Americano, que faz semifinal contra o Olaria, é acusado de manipulação de resultados. O caso será investigado pela Polícia.

De acordo com resolução da diretoria publicada nesta quarta-feira pela diretoria da Ferj, o Itaboraí apresentou "prova de áudio" denunciando "a suposta prática de manipulação de resultado na fase final da Série B".

A Ferj então resolveu suspender a partida de volta da semifinal contra o Olaria, "considerando que os fatos narrados no áudio envolvem a sequência das partidas disputadas pelo Americano na competição".

"Cumpre destacar que a Procuradoria da FERJ remeteu o expediente protocolado pelo

Itaboraí ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) a fim de que se apure a existência de infração disciplinar desportiva, bem como à competente Autoridade Policial de modo a que seja verificada a existência de ilícito penal", completa a resolução da diretoria.

Na penúltima rodada da fase de grupos, o Americano ganhou de 1 a 0 do Audax, que depois avançou no segundo lugar pelo saldo de gols. A partida foi na quarta-feira passada e, se o Audax tivesse levado mais um gol, quem avançaria seria o Itaboraí, que já havia encerrado sua participação. O áudio seria de Junior Cardozo, presidente do Americana, revelando que o clube combinou o resultado.

O Americano avançou à semifinal da Série B em primeiro lugar do Grupo A, com 22 pontos, contra 19 do Audax e do Itaboraí. Campos e Olaria se classificaram na outra chave. Na partida de ida da semi, na tarde desta quarta, Olaria e Americano empataram por 1 a 1 em Moça Bonita.

Pontos moeda