Esportes

Vereador cria lei que institui o 'Dia do Vasco' no município de Piúma

O dia 21 de agosto faz alusão à data de criação do clube carioca, fundado em 1898. A lei Nº 2.147 foi homologada em votação unânime na Câmara Municipal de Piúma no dia 20 de maio

Na última visita do Vasco ao Espírito Santo, o vereador Max Antonio Citty entregou uma placa em homenagem à data comemorativa Foto: Matheus Alves/Vasco

O Club de Regatas Vasco da Gama ganha cada vez mais espaço em terras capixabas. Prova disso é a criação de uma lei que torna o dia 21 de agosto data comemorativa na cidade de Piúma, região Litoral Sul do Espírito Santo. O mentor da lei é o vereador do município Max Antonio Citty. O dia faz alusão à data de criação do clube carioca: 21 de agosto de 1898.

A lei Nº 2.147, que institui o "Dia do Vasco", foi homologada em votação unânime na Câmara Municipal de Piúma no dia 20 de maio. Confira o que diz o artigo primeiro da lei: "Fica instituído, no calendário municipal de datas comemorativas, o Dia do Clube de Regatas Vasco da Gama, a ser comemorado no dia 21 de agosto de cada ano."

De acordo com o vereador, o principal objetivo da lei é estreitar laços entre o município e o clube. "A lei não tem absolutamente custo nenhum para Piúma. Vou aproveitar a repercussão e transformar em oportunidades como peneiras, ações beneficentes, patrocínios e incentivar ao máximo o esporte na cidade. A prática esportiva é o caminho para resgatar nossos jovens dos maus caminhos", afirma.

Citty assume que é vascaíno de coração, mas garante que não houve 'clubismo' na escolha do Vasco para aproximação do município. "Foi o Vasco da Gama pois tenho muitos contatos dentro do time e isso facilita o contato para promover ações", diz.

No último sábado (11) o clube carioca esteve no Espírito Santo para um confronto com o Atlético-GO, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série B no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica. Na ocasião, o Vasco saiu derrotado, mas o vereador comemorou uma grande conquista.

"Estive com o presidente Eurico Miranda e não só ele, mas toda a delegação ficou muito feliz com a notícia. Eurico disse que se soubesse da lei com antecedência, teria agendado uma visita à Piúma. Em uma conversa, ele me garantiu que vai promover peneiras no município e que no dia 21 de agosto, um representante do clube virá à cidade", finaliza.

Pontos moeda