Esportes

Zagueiro capixaba Luan fala sobre convocação para a Seleção Olímpica de futebol

Essa não será a primeira vez que o zagueiro vestirá a amarelinha. Convocado pela primeira vez em 2012, o capixaba fez parte da Seleção sub-20 durante a disputa do Sul-Americano de 2013

Atualmente com 23 anos, o jogador é natural de Vitória, e ingressou no Vasco aos 13 anos de idade Foto: Paulo Fernandes/Vasco

Bicampeão estadual com o Vasco da Gama, o zagueiro capixaba Luan foi convocado para a Seleção Olímpica de futebol na manhã da última quarta-feira (29) pelo treinador Rogério Micale para a Seleção Brasileira sub-23. Será o defensor um dos 18 atletas que terão a missão de levar o Brasil a uma inédita conquista no Rio de Janeiro.

Atualmente com 23 anos, o jogador é natural de Vitória, e ingressou no Vasco aos 13 anos de idade. Destaque em todas as categorias que passou na base, Luan morou na Pousada do Almirante, estudou no Colégio Vasco da Gama e foi promovido para o profissional em 2011, mas apenas na temporada seguinte, 2012, fez sua estreia. O capixaba acumula 142 jogos e nove gols com a camisa vascaína. 

"Estou muito feliz! Recebi a notícia na sala dos médicos. Estava fazendo acupuntura e acompanhando a convocação. Quando saiu meu nome, não consegui ver mais nada. Meu telefone não parou de tocar. Já sorri e chorei muito de felicidade. Eu sempre almejei ser convocado para a Seleção Olímpica, sempre mantive uma chama acesa dentro de mim. Não poderia deixar de agradecer ao Vasco por tudo. Cheguei aqui com 13 anos de idade e hoje, dez anos depois, estou podendo realizar um sonho. Uma palavra que me resume no momento é felicidade", afirmou Luan, visivelmente emocionado.

Luan nos Jogos Pan-Americanos de 2015 Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Essa não será a primeira vez que o zagueiro vestirá a camisa amarelinha. Convocado pela primeira vez em 2012, o capixaba fez parte da Seleção sub-20 durante a disputa do Campeonato Sul-Americano de 2013. Na oportunidade, o zagueiro foi o capitão do time canarinho. Foi ele também o dono da braçadeira durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando o Brasil conquistou a medalha de bronze.

Para Luan, porém, nenhuma dessas oportunidades chega aos pés da atual. Isso porque os Jogos Olimpícos é a única competição que a Seleção Brasileira jamais conquistou ao longo de sua vitoriosa história. As melhores participações ocorreram nos anos de 1984, 1988 e 2012. Na ocasião, o país conquistou a prata. O Brasil subiu ao pódio também nos Jogos de 1996 e 2008 para receber a medalha de bronze.

"É o melhor momento da minha carreira e vou procurar desfrutar dele. Tenho cinco anos atuando no profissional, mas sou jovem. Ter a oportunidade de marcar meu nome na história do país não tem preço. O que me deixa muito feliz é a vontade que povo brasileiro e todos os jogadores possuem de conquistar esse ouro. Se o grupo se abraçar e a torcida abraçar o time, a medalha ficará mais próxima. É o título que o Brasil não tem, o ouro que o país jamais conseguiu. Iremos em busca dessa medalha. É muito complicado, mas temos jogadores de muita qualidade, como o Neymar, o Douglas Costa, o Fernando Prass, o Gabriel Jesus e Gabigol. Estou muito feliz por fazer parte desse grupo. Vamos fazer de tudo para fazer um grande campeonato", finalizou o zagueiro.

Com informações do site oficial do Vasco.

Pontos moeda