Esportes

Capixaba Natália Gáudio realiza últimos treinos no Estado antes da Olimpíada

Ela conversou com a equipe da TV Vitória / Record e falou sobre a apresentação, a expectativa e o treinamento junto com as atletas da Ucrânia

Natália Gáudio se apresentará nos Jogos Olímpicos Rio 2016 no dia 19 de agosto Foto: ​Divulgação

Às vésperas de participar da competição olímpica no Rio de Janeiro, a ginasta capixaba Natália Gáudio, que vai representar o Brasil na ginástica artística, está realizando os últimos dias treinamento em Vitória e conversou com a equipe da TV Vitória/Record.

Muito ansiosa, Natália afirma que está preparada. "Quero fazer bonito e mostrar para o mundo o quanto eu me preparei para isso. A ansiedade é normal e o friozinho na barriga acontece", disse. "É preciso controlar para não passar dos limites também", completa.

Natália fará a apresentação individual nos quatro aparelhos da modalidade, que são a bola, o arco, as fitas e a maça, nessa ordem. A surpresa, no entanto, ficará por conta da roupa que a ginasta usará. "Está maravilhosa. A roupa precisa chamar atenção, pois isso faz diferença na hora da apresentação", comenta.

A última vez que o Brasil foi representado na modalidade individual, foi há 23 anos, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, ano que Natália nasceu. Por este motivo, ela explica que o planejamento é ficar entre as 20 primeiras colocadas. "Já seria uma grande conquista para o Brasil. A ginástica rítmica aqui é um esporte que ainda está em desenvolvimento, não temos muita tradição. Então, o meu papel nessa olimpíada é mostrar o quanto ela evoluiu nos últimos anos" conta.

Nos treinamentos, Natália ainda tem a companhia das ginastas da Ucrânia, que também estão treinando em Vitória. Para ela, é uma oportunidade muito importante de aprendizado. "Só de estar aqui do lado delas, podendo assistir e acompanhar cada detalhe, o aquecimento e a preparação física, eu levo uma experiência maravilhosa, tanto pra vida de ginasta quanto pra vida pessoal", declara. 

Natália já conhecia as meninas ucranianas de outras competições. Além do aprendizado, ela conta que isso faz com que a amizade entre elas cresça ainda mais. "Já estamos em clima olímpico", confessa.

A apresentação de Natália Gáudio nos Jogos Olímpicos Rio 2016 acontece no dia 19 de agosto. O último treino aqui no Estado será realizado neste sábado (13), ao meio dia, no Ginásio Jaime Navarro de Carvalho e é aberto ao público. O treinamento será realizado com a presença de árbitros e a apresentação será a mesma que ela fará nos jogos. 

Pontos moeda