Esportes

Comitê Olímpico dos EUA pede desculpas ao Brasil após confissão de nadadores

Redação Folha Vitória

Rio -

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira para se desculpar pelo comportamento dos nadadores que representaram o país na Olimpíada do Rio de Janeiro e que se envolveram em uma polêmica ao relatar um falso assalto ao saírem de uma festa, na madrugada de domingo. O comunicado foi assinado pelo presidente da entidade, Scott Blackmun.

Na nota, o dirigente diz que o comportamento dos nadadores não representa as condutas e os valores americanos. Blackmun também pediu desculpas aos brasileiros anfitriões por todo o problema causado.

"O comportamento desses atletas não é aceitável, muito menos representa os valores do time americano ou a conduta da vasta maioria de seus membros. Nós iremos avaliar o caso, além de possíveis consequências aos atletas, assim que todos estiverem de volta aos Estados Unidos", afirmou o USOC, em comunicado.

"Em nome do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, pedimos desculpas aos nossos anfitriões no Rio e aos brasileiros pelo problema causado durante o que deveria ser apenas a celebração da excelência", disse a entidade norte-americana.

Os nadadores Gunnar Bentz, Jack Conger, Ryan Lochte e James Feigen foram para uma festa no último domingo na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao saírem do local, teriam entrado em um táxi e parado num posto de gasolina. De acordo com apuração feita pela polícia civil do Rio, os atletas americanos estavam sob efeito de bebida alcoólica e causaram atos de vandalismo, forçando os funcionários do estabelecimento a chamar a polícia.

Porém, para as autoridades, os americanos contaram a história de que foram abordados e assaltados numa falsa blitz policial que teria sido forjada por assaltantes. A história foi desconstruída pela polícia do Rio nesta quinta, depois que dois dos nadadores - Bentz e Conger - confessaram a mentira que teria sido inventada para acobertar o relacionamento conjugal de um deles. O nadador - não foi identificado qual - teria "ficado" com uma jovem em uma festa na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul.

Feigen ainda está no Brasil e disposto a dar declarações sobre o caso. Ryan Lochte, por outro lado, já deixou o País. Para que ele deponha nos Estados Unidos, a Justiça fará uma solicitação ao FBI, que tem colaborado com a condução do incidente.

Pontos moeda