Esportes

Cristóvão Borges vê 'clima de adversidade' no Corinthians para encarar Fluminense

O Corinthians estreia nesta quarta-feira na Copa do Brasil contra o Fluminense, às 21h45, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ), pela rodada de ida das oitavas de final

Redação Folha Vitória
Em dois meses são seis vitórias, três empates e quatro derrotas  Foto: Daniel Augusto Jr./Agência

São Paulo - Depois de somar uma vitória nos últimos cinco jogos no Campeonato Brasileiro, o Corinthians estreia nesta quarta-feira na Copa do Brasil contra o Fluminense, às 21h45, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ), pela rodada de ida das oitavas de final, em um "ambiente de adversidade", como definiu o técnico Cristóvão Borges. A expressão não se refere apenas aos resultados em si, mas também à cobrança dos torcedores e às insistentes comparações com a era Tite.

"Outras equipes também oscilaram ou vão oscilar. Passamos por isso. Oscilações normais, processo de remontagem, junto da perda de jogadores, junto de cobranças e junto de pressão. O problema é viver nesse ambiente de adversidade, mas temos jogadores experientes", disse o treinador corintiano.

O retrospecto não é de todo ruim. Em dois meses são seis vitórias, três empates e quatro derrotas. O time chegou à liderança do Brasileirão, mas foi ultrapassado pelo Palmeiras. Nas últimas semanas, perdeu Bruno Henrique, André e Luciano. Foi vaiado dentro de casa e ganhou reforços que não podem ser utilizados nesta quarta-feira (Jean e Gustavo já atuaram por outros clubes na Copa do Brasil). Mesmo com tanta instabilidade, está entre os quatro melhores do Nacional.

O antídoto, ainda na visão do treinador, é vencer nesta quarta-feira. "Avançar dá confiança, isso fica atrelado nas duas competições. Uma vitória será importante nos dois campeonatos", disse Cristóvão Borges. Para a partida desta quarta-feira, o treinador fará poucas mudanças. Na direita, Léo Príncipe vai substituir Fagner, que está na seleção. Elias, cortado de última hora por estar acertando sua volta a Portugal, será substituído por Rodriguinho.

No Fluminense, a irregularidade no Brasileirão fez com que a Copa do Brasil ganhasse uma importância a mais. Sem grandes objetivos no campeonato de pontos corridos, o time tricolor aposta todas as fichas no torneio eliminatório.

Será o primeiro jogo dos dois times, com o confronto da volta marcado para o dia 21 de setembro, no estádio Itaquerão, em São Paulo. O primeiro critério é o saldo de gols. Em caso de igualdade, o gol marcado fora de casa é critério de desempate, situação que tem causado preocupação nos mandantes.

"Interessante é não levar gol em casa para levarmos uma vantagem boa para São Paulo. Precisamos aproveitar bem esse jogo em casa e depois garantir a classificação", disse o zagueiro Gum. No Brasileirão, o time tricolor tem a melhor defesa da competição, com 20 gols sofridos em 22 jogos.

Apesar de ter bons números defensivos, o técnico Levir Culpi faz uma mudança na equipe, com o intuito de ter mais consistência na retaguarda. Contratado no meio do ano, o meio-campista Marquinho entra no lugar de Marcos Junior, que fica à disposição no banco de reservas. Com dores na coxa direita, o lateral-direito Jonathan segue fora da equipe, com a permanência de Wellington Silva como titular.

Ainda sem contar com o Maracanã, o clube tricolor tem tido sorte na casa temporária, em Mesquita. Nas duas partidas anteriores, contra Cruzeiro e Ponte Preta, foram duas vitórias, ambas sem sofrer gol, resultado que o clube almeja conseguir na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. (colaborou Thiago Rabelo, especial para a AE, do Rio)

Pontos moeda