Esportes

Espanha e Lituânia vencem e Brasil cai para 5º no basquete masculino

Redação Folha Vitória

Rio -

Rivais do Brasil no Grupo B do basquete masculino, as seleções da Espanha e da Lituânia vencerem seus jogos nesta quinta-feira e embolaram a chave, favorecendo em parte o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro. Com estes resultados e a derrota para a Croácia, mais cedo, a seleção nacional caiu para o quinto lugar no grupo.

O Brasil tem quatro pontos, a mesma pontuação dos espanhóis, que estão em quarto por ter vantagem nos critérios de desempate. Somente os quatro primeiros colocados de cada um das duas chaves avançam às quartas de final. A seleção brasileira tem mais dois jogos pela frente na fase de grupos, contra Argentina, no sábado, e a lanterna Nigéria, na próxima segunda.

A liderança do Grupo B pertence à Lituânia, que manteve o 100% de aproveitamento ao bater a Argentina nesta quinta, pelo placar de 81 a 73. Mindaugus Kuzminskas foi o destaque da partida, com 23 pontos, enquanto Mantas Kalnietis contribuiu com outros 17 pontos para a Lituânia. Pela equipe argentina, Manu Ginobili anotou 22 e Andres Nocioni, 14.

Os lituanos somam agora seis pontos, contra cinco dos argentinos. A Croácia, após vencer o Brasil nesta quinta, aparece em terceiro lugar, com os mesmos cinco pontos. E a Espanha reagiu na chave ao atingir os quatro pontos com o triunfo sobre a Nigéria, mais cedo.

Vindo de duas derrotas, para a Croácia e para o próprio Brasil, o time espanhol bateu a equipe africana por 96 a 87. Pau Gasol liderou os europeus ao anotar 16 pontos. Ricky Rubio registrou mais 15, mas estiveram longe de alcançar o nigeriano Chamberlain Oguchi, cestinha da partida, com 24 pontos.

Pontos moeda