Esportes

Hope Solo é suspensa da seleção dos EUA após críticar jogadoras suecas

Redação Folha Vitória

Chicago - Alvo de polêmica antes e durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a goleira Hope Solo foi suspensa da seleção norte-americana de futebol nesta quarta-feira. Ela foi afastada por seis meses por ter chamado as jogadoras da Suécia de "covardes" após a eliminação da sua equipe nas quartas de final do torneio olímpico.

Favorita à medalha de ouro, a equipe norte-americana protagonizou uma das surpresas da competição de futebol ao empatar com a Suécia por 1 a 1 no tempo normal e ser eliminada nos pênaltis, por 4 a 3. Com a queda nas quartas, as americanas nem brigaram pela medalha de bronze.

A queda inesperada irritou a goleira Hope Solo que, ao sair do gramado, criticou a retranca da Suécia durante a partida. A jogadora chamou as suecas de "bando de covardes" por causa da postura defensiva ao longo do jogo. A Suécia veio a ficar com a medalha de prata no torneio, porque perdeu na final para a Alemanha.

"Os comentários de Hope Solo depois do jogo contra a Suécia durante a Olimpíada são inaceitáveis e não são coerentes com o padrão de conduta que requisitamos das jogadoras da seleção nacional", disse o presidente da federação norte-americana de futebol, Sunil Gulati.

Com a decisão, a goleira está suspensa da equipe até fevereiro do próximo ano. Hope Solo já havia sofrido suspensão de 30 dias no ano passado. Na Olimpíada, chamou atenção antes mesmo do início da competição quando postou fotos nas redes sociais em que aparecia mostrando por uma tela de proteção contra mosquitos e repelentes para evitar riscos de contaminação pelo vírus da zika no Rio de Janeiro.

As publicações geraram rápida repercussão na internet e polêmica entre brasileiros e estrangeiros. Como resposta, Hope Solo recebeu vaias da torcida da casa em quase todos os jogos dos Estados Unidos na Olimpíada e ainda ouvia torcedores gritarem "zika" toda vez que batia tiro de meta.

Pontos moeda