Esportes

Mesmo com 6 gols de capixaba, seleção feminina de handebol perde para a Espanha

Alexandra marcou 6 gols durante a partida contra a Espanha na manhã desta quanta-feira (10), na Arena do Futuro, no Rio de Janeiro, mas mesmo assim a Seleção Brasileira perdeu

As meninas do handeol perderam para a Espanha Foto: Reprodução/ CBHb

A "capixaba de coração" Alexandra Nascimento marcou 6 gols durante a partida contra Espanha na manhã desta quanta-feira (10), no Rio de Janeiro, mas a seleção acabou perdendo. 

A seleção brasileira feminina de handebol entrou na Arena do Futuro na manhã desta quarta para encarar a Espanha pela primeira fase da Rio 2016. Apesar de candidatas à medalha nos Jogos, as meninas, que até então estavam invictas, acabaram perdendo para as espanholas por 29 a 24.

A seleção brasileira feminina de handebol não superou a marcação da Espanha e sofreu sua primeira derrota Jogos do Rio nesta quarta-feira, na Arena do Futuro. O placar de 29 a 24 para as europeias foi conquistado graças à uma ótima atuação defensiva contra as donas de casa, que vinham de duas vitórias nas rodadas anteriores e saíram de quadra aplaudidas, apesar do resultado negativo.

A Espanha voltou a ser o pesadelo do Brasil após cinco anos. Em 2011, em São Paulo, o time derrotou as donas da casa nas quartas de final do Mundial por apenas um gol de diferença no ginásio do Ibirapuera. Nesta quarta, o placar mais elástico serve como aprendizado para a seleção, que terá mais duas partidas pela fase de grupos para tentar confirmar a classificação.

O Brasil dos 30 primeiros minutos foi bem diferente da equipe avassaladora capaz de derrotar as potências Noruega e Romênia nas rodadas anteriores. O ataque perdeu força diante do bom posicionamento da defesa espanhola, capaz de fazer a equipe da casa passar sete minutos sem marcar gols no primeiro tempo. A desvantagem brasileira chegou a ser de seis gols e até influiu no comportamento da torcida. Em vez de vibrar com gols, se viu mais comum entoar "defesa" quando a Espanha vinha para cima.

A torcida que enfrentou frio e chuva para chegar ao Parque Olímpico viu a goleira espanhola Navarro ser o destaque do primeiro tempo. A frustração com o ataque levou o técnico do Brasil, o dinamarquês Morten Soubak, a pedir duas vezes tempo. A preocupação não evitou que a Espanha fosse para o intervalo com 15 a 12 de vantagem. A situação foi inédita para o Brasil, que sempre esteve na frente das adversárias no placar das duas partidas anteriores.

A situação fez o segundo tempo ser dos gritos de "eu acredito" da torcida, e não do tom de favoritismo. A vantagem de três gols foi mantida pela Espanha até metade do segundo tempo, com a ajuda da trave, competência da marcação e até lances mais duros. A equipe por quatro vezes em 15 minutos teve de ficar com uma jogadora a menos por punição.

Os minutos finais foram mais disputados, com lances marcados por muitos empurrões. A Espanha acabou prejudicada, ironicamente, pelo que tinha de mais forte, a boa marcação. A oito minutos do fim, duas jogadoras receberam quase ao mesmo tempo a punição de ficar dois minutos fora. O Brasil aproveitou para fazer dois gols nesse período. A desvantagem ficou em 25 a 24.

Pouco depois foi o Brasil quem teve problemas com as punições. Com isso, levou gols e perdeu a chance de reagir nos minutos finais. A torcida sentiu a dificuldade e se calou, enquanto a Espanha administrou o tempo que restava para confirmar a vitória. A espanhola Nerea Pena foi a artilheira do jogo com oito gols, um a mais do que a brasileira Fernanda da Silva.

O Brasil volta à quadra da Arena do Futuro na próxima sexta-feira de manhã, contra Angola, a outra equipe do grupo que também conquistou duas vitórias nas duas primeiras rodadas. Já a Espanha vai enfrentar a Romênia, também na sexta. Dos seis integrantes do grupo, os quatro melhores avançam às quartas de final.

Tabela e resultado do grupo A

Quarta-feira (10)

11h30 - Romênia x Montenegro 
16h40 - Noruega x Angola 

Sexta-feira (12)

9h30 - Brasil x Angola
14h40 - Romênia x Espanha 
16h40 - Montenegro x Noruega 

Domingo (14)

9h30 - Brasil x Montenegro
16h40 - Noruega x Romênia 
19h50 - Espanha x Angola 

Seleção Feminina

Goleiras - Bárbara Arenhart "Babi" (Vaci-Hungria) e Mayssa Pessoa (Vardar-Macedônia).

Armadoras - Deonise Fachinello (Odense-Dinamarca), Eduarda Amorim "Duda" (Gyor Audi ETO-Hungria) e Mayara Moura (Pinheiros-SP). 

Centrais - Ana Paula Rodrigues (Bucareste-Romênia) e Francielle da Rocha "Fran" (Vegus/Guarulhos-SP).

Pontas - Alexandra Nascimento "Alê" (Vaci-Hungria), Fernanda França (Bietgheim-Alemanha), Jéssica Quintino (Odense-Dinamarca) e Samira Rocha (OGC Nice-França).

Pivôs - Daniela Piedade "Dani" (Fehervar FKC-Hungria), Fabiana Diniz 'Dara' (Bietgheim-Alemanha) e Tamires Morena (Dijon-França).

Com informações do Estadão

Pontos moeda