Esportes

Brasil vai encarar Peru ou Equador no Zonal Americano da Davis em 2017

Redação Folha Vitória

Londres - O Brasil conheceu nesta quinta-feira, em sorteio, os possíveis rivais do Zonal Americano I da Copa Davis: Equador ou Peru. Os países vizinhos se enfrentam entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2017, em solo equatoriano, e o vencedor encara a equipe brasileira, liderada pelo capitão João Zwetsch, entre 7 e 9 de abril.

Em caso de vitória do Equador, o Brasil deverá viajar para a série de confrontos da segunda divisão da competição. Isso porque o último confronto entre os países ocorreu em Belo Horizonte, com vitória brasileira por 3 a 1 na quadra rápida da Arena do Minas, em julho. Mas, se o Peru levar a melhor, o País terá a oportunidade de jogar em casa.

Na semana passada, os brasileiros foram derrotados pela Bélgica nos playoffs por 4 a 0 e adiaram o sonho de voltar ao Grupo Mundial. A equipe foi formada por Thomaz Bellucci, pela dupla de Marcelo Melo e Bruno Soares e por Thiago Monteiro, que ganhou sua primeira oportunidade de defender o País.

Em 2017, o Brasil tentará voltar a obter uma vaga na elite da Copa Davis. Para isso, terá que superar Equador ou Peru - nenhum dos dois países tem tenistas entre os 200 melhores do mundo. Depois, vai precisar avançar no confronto pelos playoffs, contra uma das equipes que for eliminada na primeira rodada do Grupo Mundial.

A última vez em que o Brasil jogou na elite da Davis foi em 2015, quando foi derrotado pela Argentina por 3 a 2, em Buenos Aires.

Pontos moeda