Esportes

Flamengo abre mão de carga de ingressos contra Vitória e esclarece punição do STJD

Atendendo à punição, o clube carioca divulgou um comunicado afirmando que não vai solicitar a carga de 10% dos ingressos nos confrontos contra Vitória, Palmeiras e São Paulo

Flamengo enfrenta o Vitória neste sábado (10) Foto: Reprodução/Instagram

Em virtude da briga de torcedores no jogo entre Flamengo e Palmeiras, no dia 5 de junho, em Brasília, as equipes foram punidas em julgamento do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no dia 1º de setembro.

O Palmeiras não pode vender ingressos para o setor Gol Norte do Allianz Parque, onde se localizam os torcedores organizados, nos próximos cinco jogos. Além disso, o clube não terá direito a torcida visitante em outras cinco partidas e terá de pagar uma multa de R$ 30 mil. Por fim, terá de cumprir dez jogos sem qualquer manifestação de torcedores organizados em seu estádio.

Já o Flamengo, teve punição semelhante e não terá torcida visitante em três partidas. São três jogos sem torcidas organizadas como mandante, além de R$ 60 mil de multa. As penas foram inéditas na história do STJD.

Portanto, atendendo à punição, o clube carioca divulgou um comunicado afirmando que não vai solicitar a carga de 10% dos ingressos nos confrontos contra o Vitória, neste sábado, contra o Palmeiras, na próxima quarta, e contra o São Paulo, no dia 1º de outubro.

Antes do comunicado, o Vitória havia entendido que a punição do Flamengo começaria a valer no confronto diante do Palmeiras, e por isso, confeccionou os bilhetes destinados aos torcedores da equipe carioca. Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

O Clube de Regatas do Flamengo esclarece que devido à punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), não exercerá o direito de solicitar carga de 10% dos ingressos disponíveis nos jogo contra o Esporte Clube Vitória, neste sábado (10), contra a Sociedade Esportiva Palmeiras, na próxima quarta-feira (14), e contra o São Paulo Futebol Clube, no dia 1º de outubro.

O Clube de Regatas do Flamengo enviou ofício ao Esporte Clube Vitória reforçando esta posição, em cumprimento à determinação do STJD. Da mesma forma, encaminhará solicitação à Associação das Torcidas Organizadas do Flamengo (ATORFLA) para que informe a seus associados que, também de acordo com decisão tomada pelo Tribunal, está proibida, pelo STJD, de comparecer aos estádios nos três jogos acima citados e, além disso, nas próximas 10 partidas do Flamengo como mandante, será proibido o ingresso de torcedores portando faixas, cartazes, bandeiras, camisetas, blusas, calças, bonés e outros utensílios tais como instrumentos musicais, que façam alusão à qualquer torcida organizada do Flamengo.

O Flamengo ressalta ainda que, baseado nas determinações do Estatuto do Torcedor, a organização das partidas é de inteira responsabilidade do clube mandante, que deve tomar providencias para garantir a segurança dos torcedores, inclusive os do Flamengo que decidirem comprar ingressos e comparecer às partidas na qual o Flamengo é visitante.

O Clube de Regatas do Flamengo, sem desistir do recurso já interposto contra a decisão do STJD, como clube-cidadão, tem a obrigação de dar exemplo no cumprimento de todas as regras, acordos e punições vigentes. Zelar pelo interesse de seus torcedores e, cada vez mais, propagar a mensagem de um futebol melhor.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Pontos moeda